Binotto faz primeira aparição pública na F1 em Silverstone após saída da Ferrari

O ex-chefão da Ferrari foi convidado pela Fórmula 1 para o fim de semana de GP na Inglaterra. É a primeira vez que Binotto aparece publicamente após acordo em 2022

Mattia Binotto está de volta ao paddock da Fórmula 1. Nesta sexta-feira (7), o ex-chefe da Ferrari foi visto circulando pelos boxes em Silverstone a convite da própria categoria. A princípio, chegou-se a especular que o italiano estaria na Inglaterra a convite da Pirelli.

É a primeira aparição de Mattia após chegar a um acordo com a equipe italiana ao fim da temporada 2022. Além disso, pode ser um possível ensaio para uma volta à categoria em 2026 para assumir a Audi, como antecipou o veículo Calciomercato.

Histórico de Binotto na Ferrari

Relacionadas


Binotto foi funcionário da escuderia por 28 anos. Ainda como estagiário, começou sua relação com a equipe em 1995, destacou-se como engenheiro e se tornou chefe de motor em 2009. Na sequência, assumiu a direção-técnica do time em 2016, substituindo James Allison.

Binotto foi chefe da Ferrari até o fim da temporada 2022 (Foto: Twitter/@OfMattia)

Em 2019, a Ferrari elegeu Binotto como substituto de Maurizio Arrivabene na chefia da equipe. Sob sua gestão, os italianos voltaram a andar no pelotão da frente, com vitórias e poles, mas logo de início o escândalo técnico de 2019 aconteceu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Naquela temporada, a unidade de potência da Ferrari parecia imbatível, sobretudo em velocidade de reta, mas logo as principais rivais, Red Bull e Mercedes, levantaram suspeitas de que havia algo errado. Assim, a Ferrari enfrentou fortes repercussões técnicas em 2020 e 2021.

2022: o início do fim

Em 2022, com o F1-75, se viu novamente em condições de brigar por título, e o domínio nas primeiras corridas davam sinais de que isso seria possível. Mas os problemas de confiabilidade somados aos erros de estratégia começaram a ruir ainda mais a imagem já desgastada de Binotto como chefe de equipe.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Logo mais, o TL2 começa às 12h (de Brasília, GMT-3). No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.