Alpine promove Maini ao posto de piloto de teste e reserva na Fórmula 1 2025
Kush Maini foi companheiro de equipe de Gabriel Bortoleto na F2 2024. Na academia da Alpine desde 2023, dividirá a função com Paul Aron e Franco Colapinto
A Alpine anunciou nesta terça-feira (11) a renovação de contrato com Kush Maini, que não apenas seguirá como integrante da academia, como agora assumirá as funções de piloto de testes e reserva na temporada 2025 da Fórmula 1. Ele está na equipe de Enstone desde 2023.
Maini vai para a terceira temporada completa na Fórmula 2, agora como piloto da DAMS. Ano passado, dividiu a Invicta com o brasileiro Gabriel Bortoleto, que terminou o ano com o título, enquanto o indiano fechou na 13ª colocação.
Na Alpine, Maini dará continuidade ao programa de testes com carros anteriores (TCP, sigla em inglês), além de um extenso trabalho no simulador como parte do desenvolvimento do carro da F1.
“Estou muito feliz por assumir a função de piloto de teste e reserva da Alpine nesta temporada”, começou Maini em comunicado enviado pela esquadra francesa à imprensa. “Desde que entrei para a Alpine Academy no ano retrasado, fui incrivelmente bem recebido em toda a família Alpine, e sou grato a Flavio [Briatore] e Oliver[Oakes] pelo apoio contínuo”, acrescentou.
LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Verstappen busca penta da F1 em tempos de desconfiança na Red Bull
+ GUIA 2025: F1 chega aos 75 em ano que promete com Hamilton-Ferrari e Brasil no grid

“Estou ansioso para ter mais tempo de pista em carros de Fórmula 1 nesta função e desenvolver o que já aprendi com a equipe em 2024. Estou muito animado para começar o trabalho o quanto antes, mas por enquanto meu foco está na minha terceira temporada na Fórmula 2, que começa neste fim de semana, na Austrália“, completou.
Julian Rouse, diretor da Alpine Academy, destacou que Maini “impressionou a equipe com as performances nos testes com carros anteriores e resultados na Fórmula 2”.
“Esperamos que ele continue assim em 2025. A função mais ampla nos permite expandir ainda mais nossos talentos, que podem fornecer suporte e recursos para a toda a equipe durante a temporada agitada”, encerrou.
Além de Maini, a Alpine ainda conta com Paul Aron, Ryo Hirakawa e Franco Colapinto na reserva. O argentino, aliás, viajou para a Austrália e também estará na etapa seguinte, na China, como opção caso a escuderia precise substituir Pierre Gasly ou Jack Doohan por algum motivo.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

