Alpine vence protesto, FIA anula punição e devolve a Alonso sétimo lugar no GP dos EUA

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) voltou atrás nesta sexta-feira (28) e anulou a punição aplicada a Fernando Alonso por causa de um incidente com Lance Stroll em Austin no fim de semana passado

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) voltou atrás e anulou a punição que tinha aplicado a Fernando Alonso por causa de um incidente com Lance Stroll no GP dos Estados Unidos no último fim de semana. Com a decisão da entidade, o espanhol recupera a sétima colocação em Austin.

Alonso recebeu a bandeirada na sétima colocação depois de se envolver em um incidente com Stroll, mas foi punido em 30 segundos por andar “em condições inseguras” por conta do espelho direito do carro, que balançou durante diversas voltas até eventualmente cair.

Alonso não conseguiu desviar de Stroll e ambos colidiram em Austin (Foto: Reprodução/F1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A punição, porém, veio por causa de um protesto da Haas, apresentado 24 minutos fora do prazo estipulado pela própria FIA, o que abriu caminho para um recurso da Alpine. Na coletiva de imprensa do GP da Cidade do México, Fernando reafirmou que via a decisão dos comissários foi equivocada.

O protesto da Alpine alegava que Alonso não tinha sido informado pela direção de prova durante a corrida no Texas que o carro estava danificado, além de frisar que a queixa da Haas foi feita fora do prazo. A alegação da escuderia norte-americana é de que a FIA tinha lhe informado de que o protesto poderia ser apresentado em até 1h, daí a falha em cumprir o prazo.

Na quinta-feira, a FIA considerou que o protesto da Alpine não admissível, julgando que o regulamento não permitia a apresentação da queixa. A equipe, então, pediu uma revisão do caso, apontando para novas e significativas evidências, já que “somente às 20h53 daquele dia que a equipe ficou sabendo que o protesto original foi apresentado 24 minutos depois do prazo normal de 30 minutos”. Por isso, uma segunda audiência foi realizada na noite de ontem.

Quando a FIA entendeu que a queixa da Alpine era admissível, outra audiência foi realizada no México, onde foi constatado que a reclamação da Haas poderia ter sido apresentada a mão, o que lhe permitiria cumprir o prazo de 30 minutos. Por isso, a reclamação inicial foi considerada inadmissível, anulando todo o protesto e devolvendo a posição de Alonso.

“Agradecemos aos comissários da FIA por se reunirem e chegarem a uma conclusão na questão envolvendo o carro #14 em relação ao GP dos Estados Unidos da semana passada”, disse a Alpine em nota. “A equipe recebe a decisão pelos supracitados comissários, pela qual o carro #14 recupera o sétimo lugar e os seus pontos da corrida”, seguiu.

“Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho colaborativo junto com a FIA para garantir que o espetáculo das corridas mantenha a mais alta qualidade”, encerrou.

Na decisão, os comissários manifestaram a preocupação com as eventuais consequências de um espelho solto. “Recomendamos fortemente que procedimentos sejam colocados em prática para monitorar tais questões”, disseram. A ideia é que as equipes sejam informadas via rádio ou com bandeiras preta e laranja.

“Também entendemos que o presidente da FIA iniciou uma revisão do uso da bandeira preta e laranja”, completou.

GP da Cidade do México 2022 de Fórmula 1 acontece entre 28 e 30 de outubro no Autódromo Hermanos Rodriguez, com cobertura AO VIVO e em TEMPO REAL do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.