Ultrapassou limite x punição severa: pilotos se dividem com sanção a Alonso na Austrália

Enquanto nomes como Sergio Pérez e Charles Leclerc concordaram que Fernando Alonso mereceu ser punido por causa do lance com George Russell no GP da Austrália, Valtteri Bottas considerou que a pena foi severa demais

A punição a Fernando Alonso no GP da Austrália não encontrou apoio unânime da Fórmula 1. Enquanto alguns pilotos consideram que o espanhol ultrapassou o limite e, por isso, mereceu ser punido, outros entendem que a pena foi severa demais.

Alonso e George Russell disputavam a sexta colocação quando o britânico perdeu o controle na curva 6 da última volta e ficou com o carro atravessado no meio da pista. O lance gerou pavor no piloto da Mercedes, que implorou pela bandeira vermelha por conta do alto risco de um acidente ainda pior.

Logo após a corrida, Alonso foi investigado por um suposto brake-test — que é quando o piloto desacelera deliberadamente na reta. Os comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) apontaram uma “manobra incomum” e somaram 20s ao tempo de prova do bicampeão da F1.

A opinião da FIA, porém, não foi 100% no paddock. Enquanto Sergio Pérez e Charles Leclerc entenderam que a punição era necessária, Valtteri Bottas avaliou que a medida aplicada foi excessiva.

Mercedes viu Russell bater na última volta e saiu da Austrália sem pontos (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Acho que todos nós sabemos o que é aceitável, o que está dentro do limite”, disse Pérez. “Quer dizer, conhecendo os pilotos, especialmente Fernando, ele sempre faz esse tipo de coisas. Sempre dentro do limite. Acho que Fernando é um piloto muito agressivo, mas sempre dentro do limite. Tive ótimas lutas com ele. É um dos pilotos em que eu mais confio”, seguiu.

“Devo dizer que ele estava um pouco demais no limite ou, provavelmente, acima do limite. Mas, como disse, podemos ver esse topo de incidente outra vez em duas, três semanas, e nada vai acontecer”, avaliou.

Leclerc acompanhou o colega de grid e avaliou que o piloto da Aston Martin ultrapassou o limite.

“É algo que nós fazemos como pilotos, no entanto, não assim. O que Fernando fez na Austrália foi demais e tinha de ser penalizado”, defendeu.

Nem todo mundo, porém, concorda. Bottas afirmou que ficou “bem surpreso” com a punição aplicada a Alonso.

“Ficou claro o que ele fez, ele tentou acabar com o ímpeto do George na retaguarda”, explicou Bottas. “Acho que, se George não tivesse terminado no muro ou saído da pista, provavelmente não haveria uma punição, já que isso fez parecer tudo dramático. Sinto que deveríamos sempre poder escolher a velocidade e a linha. Mas é uma linha tênue, se você consegue fazer, mas fiquei bem surpreso com isso”, comentou.

Na visão de Bottas, por outro lado, a punição de 20s aplicada a Alonso foi severa demais.

“Toda situação é diferente, mas, no caso de Fernando, ainda sinto que não deveria ser uma punição tão dura. Talvez uma reprimenda, uma bandeira branca e preta ou algo assim. Mas esse tipo de punição, sinto que é um pouco severa, pois acho que, no futuro, as pessoas vão ficar com mais medo de tentar brincar um pouco com as linhas”, concluiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O treino livre 2 está marcado para as 3h desta sexta-feira (de Brasília GMT-3). No sábado, a classificação acontece às 3h. No domingo, a largada está marcada para as 2h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.