Alpine volta a elogiar Colapinto e exalta experiência com Williams na F1: “Piloto raro”
Chefe da Alpine, Oliver Oakes afirmou que a equipe já possui uma programação completa de atividades para que Franco Colapinto ajude no desenvolvimento do carro da temporada 2025
Chefe da Alpine, Oliver Oakes voltou a elogiar as qualidades de Franco Colapinto e disse que o argentino será de extrema importância no desenvolvimento do carro para a temporada 2025 da Fórmula 1. Embora tenha chegado para assumir a função de reserva, o time de Enstone espera tirar proveito da experiência que o piloto adquiriu junto à Williams no ano passado.
Depois de ser escolhido por James Vowles, comandante da equipe inglesa, para ocupar o assento de Logan Sargeant a partir do GP da Itália em 2024, Colapinto apresentou boas performances e surpreendeu o paddock, atraindo olhares interessados em seus serviços. Apesar do desempenho satisfatório, a chegada de Carlos Sainz à base de Grove impossibilitou a sua permanência ao lado de Alexander Albon para o atual certame.
Conselheiro-executivo da Alpine, Flavio Briatore, por sua vez, não perdeu tempo e foi atrás do #43. Ainda que tenha apostado em Jack Doohan para formar dupla ao lado de Pierre Gasly, o italiano já deu sinais de que não confia tanto assim na capacidade do australiano de fazer um bom trabalho. No fim do ano passado, inclusive, colocou mais pressão sobre os ombros do #7 e disse: “piloto que não progride, eu troco”.
Respeitado pelo trabalho à frente da Hitech, Oakes já conhece Franco de outros carnavais, pois teve a oportunidade de acompanhar de perto o desenvolvimento do jovem de 21 anos nas categorias de base. Após o teste privado realizado pela escuderia francesa no circuito de Barcelona, no início de fevereiro, o dirigente voltou a falar sobre a oportunidade de contar com o mais novo pupilo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Fazer Hamilton brilhar e desenvolver SF-25: 5 desafios da Ferrari na F1 2025
“Já conhecíamos Franco de suas corridas com a Williams. Eu o conhecia das categorias de base. É ótimo tê-lo no time. Acho que Barcelona foi a oportunidade ideal para ele conhecer os engenheiros e a nova família na Alpine. Ele fez um trabalho muito bom”, disse em um vídeo divulgado pela equipe.
“Com 24 corridas, sabemos que será uma temporada intensa. Há muito trabalho na sede com o simulador, há dias de TPC (teste com carros anteriores, da sigla em inglês), então será uma temporada movimentada pela frente. Há um programa intenso para mantê-lo ocupado e ajudar a equipe, porque é raro ter um piloto reserva que tenha competido em algumas corridas. É uma grande oportunidade para a equipe também”, concluiu Oakes.
A Fórmula 1 se aproxima da volta às pistas. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

