Antonelli bate recorde sob pontuação atual e conquista maior folga na liderança após 6 GPs

Desde que o atual sistema de pontos foi implementado na F1, em 2010, a maior distância entre líder e vice após seis corridas era de 58 pontos. Andrea Kimi Antonelli quebrou tal marca ao abrir 66 para Lewis Hamilton com a vitória em Mônaco

Andrea Kimi Antonelli segue assombrando o mundo da Fórmula 1 com números que o empurram naturalmente ao posto de piloto a ser batido na disputa do título da temporada 2026. Com a vitória no GP de Mônaco de domingo (7), o italiano chegou a impressionantes 66 pontos de vantagem, a maior diferença entre líder e vice-líder do Mundial após seis corridas desde que o atual sistema de pontos foi implementado na categoria.

A pontuação da F1 já passou por várias mudanças, desde o descarte dos piores resultados, que durou até 1990, até a maior mudança já feita, quando passou a premiar o vencedor com 25 pontos e o segundo colocado com 18 de 2010 em diante. Até então, quem vencesse somava apenas 10 tentos.

Na contagem atual, portanto, o recorde pertencia a Sebastian Vettel, que saiu da sexta etapa da temporada 2011, também em Mônaco, com 58 pontos de frente para Lewis Hamilton. Outra semelhança é que, com a vitória no Principado, Antonelli chegou a cinco triunfos nas seis primeiras corridas do ano, assim como o alemão da Red Bull no ano em que conquistou o bicampeonato na categoria.

Essa, aliás, é mais uma marca notável de Kimi em seu segundo ano de F1. Agora, além de Vettel, ele também se une a Jackie Stewart e Nigel Mansell como pilotos que venceram cinco das seis primeiras corridas de uma mesma temporada. E se também triunfar em Barcelona, neste final de semana, igualará Jim Clark e Michael Schumacher, que cruzaram a linha de chegada na ponta em seis das sete primeiras etapas das temporadas de 1965 e 1994, respectivamente.

Agora, Antonelli terá um desafio e tanto se quiser igualar o começo de Mundial mais impressionante da história. Em 2004, Schumacher venceu nada menos do que 12 das 13 primeiras corridas realizadas. Coincidentemente, o heptacampeão abandonou justamente a sexta corrida daquele ano, em Mônaco, mas subiu ao degrau mais alto do pódio nas outras sete seguintes.

Kimi Antonelli e Toto Wolff: italiano alcançou mais um feito histórico no domingo (7) (Foto: Rodrigo Ruiz/Grande Prêmio)

Tal performance de Schumacher ainda o coloca em terceiro, empatado com Nico Rosberg e Alberto Ascari, no ranking histórico de vitórias em sequência, mas Antonelli já aparece com cinco. O líder da estatística é Max Verstappen, com dez triunfos seguidos em 2023.

Fórmula 1 volta neste fim de semana, de 12 a 14 de junho, com o GP de Barcelona, sétima etapa da temporada 2026. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REALalém de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura completa das atividades, o GRANDE PRÊMIO também estará IN LOCO em Barcelona com o repórter Leonid Kliuev.

GP de Barcelona de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 108:3010:3012:3013:30
Treino livre 212:0014:0016:0017:00
Treino livre 307:3009:3011:3012:30
Classificação11:0013:0015:0016:00
Corrida10:0012:0014:0015:00

*Horário de Brasília

▶️ F1: confira o calendário completo de 2026
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.

▶️ Antonelli faz barba, cabelo e bigode e vence GP de Mônaco tumultuado por falha no asfalto
▶️ Antonelli sobra em Mônaco e dispara na liderança. Confira classificação da F1 2026
▶️ Antonelli vira piloto mais jovem a marcar Grand Chelem na F1 após domínio em Mônaco
▶️ F1 paralisa GP de Mônaco após asfalto se desfazer e provocar acidentes
▶️ Antonelli fala em pressão por relargada em Mônaco, mas garante: “Sabia que podia vencer”
▶️ Bortoleto exalta ritmo “incrível” da Audi em 12º lugar no GP de Mônaco: “Evoluímos muito”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!