F1

Antes cotado para vaga na Toro Rosso, Ticktum é cortado de programa da Red Bull

Dan Ticktum esteve bem perto de ir para a F1, mas, poucos meses depois de perder a vaga e ainda o título da F3, o britânico foi cortado pela Red Bull do programa de jovens

Grande Prêmio / Redação GP, de São Paulo
A carreira de Dan Ticktum caiu vertiginosamente em um espaço de cerca de um ano. De virtual campeão da então F3 Europeia e potencial piloto da Toro Rosso, o inglês de 20 anos teve uma série de problemas, resultados ruins e despencou. O resultado veio agora com o corte do programa de jovens pilotos da Red Bull.
 
Ticktum tinha entrado no projeto em 2017, após problemas no início da carreira, passando de promessa a piloto-problema e se recuperando até vencer o GP de Macau. Em 2018, venceu de novo em Macau, mas a temporada foi marcada por um fracasso retumbante nos meses finais.
Dan Ticktum está fora do programa da Red Bull (Foto: Reprodução/Facebook)
Dan era líder disparado da então F3 Europeia e cotado fortemente para substituir Brendon Hartley na Toro Rosso. No entanto, não tinha superlicença, não conseguiu testar na F1 e, para piorar, ainda perdeu o título com uma reação totalmente improvável de Mick Schumacher.
 
Foi para a Super Formula em 2019 e não começou nada bem, mas a demissão do programa da Red Bull parece ainda efeito de 2018, da perda do caneco e dos problemas que aparentou psicologicamente, com declarações que desagradaram o chefão do projeto Helmut Marko.
 
Sem Ticktum, o cada vez mais capenga programa que já revelou inúmeros talentos para a F1 agora tem como figuras centrais Pato O'Ward, na Indy, Lucas Auer, na Super Formula, e Jüri Vips, na F3. Além disso, o time tem Pierre Gasly sendo questionado e Daniil Kvyat e Alexander Albon ainda distantes de uma promoção na Toro Rosso.
 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.