Após perder Räikkönen, Boullier afirma que dívida da Lotus não é tão alta quanto especulada

O dirigente afirmou que a diferença da Lotus para as demais equipes é que o dinheiro investido pela Genii – dona da escuderia – precisa ser pago, ao contrário dos patrocínios de Red Bull e Mercedes para com a F1

Chefe de equipe da Lotus, Eric Boullier não se mostrou preocupado com as dívidas da equipe. Depois de perder Kimi Räikkönen para a Ferrari devido à falta de pagamento, o dirigente afirmou que os gastos do time inglês são parecidos com os das demais equipes, sendo a única diferença o que é chamado de patrocínio.

Boullier disse que, no caso da Lotus, o dinheiro vindo da própria Genii, dona do time, entra como empréstimo e por isso faz parte das dívidas. No caso de Red Bull e Mercedes, o investimento feito por essas empresas na F1 conta apenas como patrocínio, mesmo que não haja um retorno.

Eric Boullier se mostrou tranquilo com as dívidas da Lotus (Foto: Andrew Ferraro/Lotus)

“Veja algumas das outras equipes, como a Red Bull ou a Mercedes. Essas companhias patrocinam os times. A Genii tem uma estratégia diferente. Eles emprestam o dinheiro”, disse. “É parte da estratégia que parceiros se juntem ao time, e a Genii recupere o investimento”, explicou.

“75% da dívida da Lotus vem da Genii. Eles podem escrever amanhã dizendo que esse dinheiro é um patrocínio, e então nossa dívida seria drasticamente reduzida”, acrescentou o chefe da equipe, dizendo que a Lotus também poderia se aproveitar dessa manobra para quitar boa parte das dívidas.

Na situação oposta, Boullier afirmou que se a Mercedes cobrasse da escuderia de Ross Brawn o dinheiro investido, então os gastos seriam semelhantes. “Nossa dívida normal é parecida com a maioria das outras equipes. Veja a Mercedes por exemplo. Eles podem dizer que o dinheiro que investem em Brackley é apenas um empréstimo, então a dívida da equipe seria muito maior que a nossa”, avaliou.

Embora não esteja preocupado com as dívidas, o chefe da Lotus admitiu que está negociando com diversos patrocinadores para o ano que vem, pois o custo da F1 deve aumentar com a chegada do novo regulamento e dos novos motores.

“Vai custar mais que nossas perspectivas de receitas, então precisamos reforçar nosso caixa. Mas se você tiver o apoio certo, e a Genii tem os meios de cobrir isso, então você pode olhar adiante. Claro que o plano é trazer alguém que nos permita dar o próximo passo e aumentar as receitas”, encerrou.

Uma das possíveis soluções da Lotus para 2014 é conseguir um acordo com a Renault e voltar a estampar o nome da montadora francesa.

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