Kovalainen passa bem após cirurgia no coração realizada nos EUA: “Perspectivas são boas”

Finlandês precisou pausar sua carreira de maneira abrupta no fim de 2023 por conta de uma dilatação da aorta no coração e atualizou estado de sáude após a operação feita em Tampa (EUA)

Heikki Kovalainen está se recuperando bem de uma cirurgia feita às pressas no coração. Neste sábado (6), o finlandês ex-Fórmula 1 utilizou sua página oficial no Instagram para atualizar seu estado de saúde.

Com 42 anos de idade, o piloto interrompeu a carreira no fim de 2023 na Extreme E e no Mundial de Rali após ser diagnosticado com um aneurisma da aorta ascendente, ou seja, um pedaço de seu coração estava com uma dilatação grande.

“Fui operado na semana passada no Hospital Universitário de Tampa (EUA), na unidade cardíaca de lá. Havia uma equipe maravilhosa de médicos, enfermeiras e auxiliares que cuidaram de mim por lá. A cirurgia correu bem e conseguimos fazer exatamente o que planejávamos”, disse Heikki.

Por conta deste diagnóstico, o finlandês vai precisar longe das pistas por um longo período. “As perspectivas são bastante boas. Existe uma chance de me recuperar completamente e voltar à uma grande forma física, mas o tempo dirá como tudo vai rolar. Até agora, a estimativa é boa, então, estou satisfeito com isso”, falou.

Heikki Kovalainen em sua passagem pela McLaren em 2008 (Foto: Sky Sports)

Kovalainen recebeu apoio de colegas e amigos pilotos. Lewis Hamilton deixou uma mensagem carinhosa. “Fique bom logo, Heikki, orando por você”. Nick Cassidy, da Fórmula E, publicou seu apoio também. “Bom saber que tudo correu bem, amigo”. Mika Salo, ex-piloto da Tyrrell, manifestou-se em prol de sua boa recuperação. “Força”.

Kovalainen disputou 118 GP’s em sete temporadas, entre 2007 e 2013, com passagens pela Lotus, McLaren, Caterham e Renault. Conquistou uma única vitória pela F1, no GP da Hungria em 2008. No mesmo ano, foi pole em Silverstone, ambos pela equipe de Ron Dennis. Foi ao pódio outras três vezes: Japão (2007), Malásia e Itália (2008).

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.