Ex-F1, Kovalainen pausa carreira nos ralis por conta de cirurgia no coração

Vencedor do GP da Hungria de Fórmula 1 em 2008, o finlandês Heikki Kovalainen precisou pausar a carreira nos ralis por conta de uma delicada cirurgia no coração

Dono de 111 largadas na Fórmula 1, o piloto finlandês Heikki Kovalainen terá de pausar a carreira por conta de uma cirurgia complicada. Após um check-up médico feito no fim de 2023, foi revelado o comentarista da emissora sueca Viaplay sofre de dilatação de uma aorta, no coração.

O problema é hereditário e tem consequências sérias. O rompimento da aorta, por exemplo, é fatal. Aos 42 anos, Heikki tem se dedicado ao rali nas temporadas mais recentes, mas o tratamento da condição interrompeu sua carreira, e uma cirurgia de peito aberto deve acontecer em breve.

“No fim da temporada passada, decidi passar por um exame médico. A ideia era apenas um check-up sem problemas, mas algo foi revelado. De qualquer forma, a operação precisa acontecer em algum momento. É por isso que não faz sentido adiar para os próximos anos”, disse em entrevista ao jornal finlandês Iltalehte.

Heikki Kovalainen (Foto: Caterham)

Campeão da World Series Renault em 2004 e vice-campeão da GP2 em 2005, Kovalainen estreou na Fórmula 1 em 2007 como titular na Renault, no lugar de Fernando Alonso. O ano foi marcado por uma campanha de destaque, com direito a um pódio no Japão.

No ano seguinte, mais uma vez foi convocado para entrar no lugar de Alonso, agora na McLaren, e foi por lá que conquistou a grande glória da carreira ao faturar o GP da Hungria. Após um 2009 sem sucesso em Woking, foi liberado ao fim do contrato e se transferiu para a nanica Lotus (posteriormente Caterham), por onde competiu por três temporadas.

A última aparição de Heikki na Fórmula 1 foi no fim de 2013, pela Lotus (agora a tradicional, do grupo Genii). Na ocasião, ele entrou no lugar de Kimi Räikkönen, que passou por uma cirurgia nas costas, nos GPs dos Estados Unidos e do Brasil.

Após a saída da F1, passou a ter destaque no Japão. Por lá, venceu o título do Super GT, principal categoria de turismo do país, em 2016, além de se dedicar também nas competições nacionais de rali, inclusive com participação na etapa japonesa do WRC.

O FANTASY GAME DO GRANDE PRÊMIO: clique na imagem, faça seu cadastro e dê os palpites para a próxima etapa da F1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.