Aramco amplia acordo com Aston Martin e vira patrocinadora única de nome

Aramco, petrolífera saudita, ampliou acordo de patrocínio com Aston Martin e será única marca a aparecer no nome oficial da equipe. Novo acordo também coloca empresa como fornecedora de combustíveis a partir de 2026

A Aston Martin terá um novo nome registrado nos documentos oficiais da FIA a partir de 2024. Com o fim do acordo com a Cognizant, empresa americana de tecnologia, a equipe passará a oficialmente se chamar Aston Martin Aramco Formula One Team, ampliando o vínculo que tem com a petrolífera saudita. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) e vale a partir de 1 de janeiro.

A Aramco está no nome da Aston Martin desde 2022, mas agora passa a ser a única empresa depois da saída da Cognizant, que esteve com a equipe desde a chegada da nomenclatura da marca inglesa de carros de luxo ao grid, em 2021. O novo acordo, válido por 5 temporadas, também revela que os sauditas desejam fornecer os combustíveis da equipe a partir de 2026. Atualmente, o responsável pelo abastecimento do time é a Petronas.

“Estamos orgulhosos de continuar e estreitar nossa parceria de sucesso com a Aramco. Nós já aproveitamos uma importante relação estratégica, e o apoio como patrocinadora de nome por mais cinco anos é uma clara demonstração da nossa ambição mútua. Desde 2022, eles tiveram um papel importante na jornada da Aston Martin na Fórmula 1, e sua contribuição vai ficar mais importante nos anos a seguir”, comentou Lawrence Stroll, CEO da Aston Martin.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Felipe Drugovich é piloto de testes da Aston Martin (Foto: Aston Martin)

A partir de 2026, com a entrada dos novos motores na Fórmula 1, a equipe passa a formar uma parceria com a montadora japonesa Honda, que oficialmente retorna ao grid. Lawrence também apontou a importância da parceria com os sauditas.

“Estamos trabalhando juntos em diversas iniciativas importantes, incluindo o desenvolvimento de combustíveis avançados para 2026, quando nossa parceria de motores com a Honda começa. A expertise da Aramco e seus produtos vão fazer uma contribuição real em nossa performance e adicionar valor significativo em outras áreas da nossa organização, especialmente em nossa nova fábrica”, completou.

A Aston Martin foi a quinta colocada no Mundial de Construtores de 2023 da Fórmula 1, com 280 pontos. Para 2024, o time manterá a atual dupla de pilotos formada pelo espanhol bicampeão Fernando Alonso e pelo canadense Lawrence Stroll. O brasileiro Felipe Drugovich será o piloto de testes. O próximo campeonato tem início em 2 de março, no Bahrein.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.