Aston Martin admite problemas de peso e aerodinâmica, mas jura: carro “tem potencial”

Mike Krack, chefe de equipe da Aston Martin, admitiu que o time britânico deu um passo em relação à diminuição do AMR22, que é o carro mais pesado do grid em 2022

FERRARI VAI NADAR DE BRAÇADA NA FÓRMULA 1 2022? + HAMILTON NO BRASIL | TT GP #48

Além do ‘porpoising’ — ou, num bom português, as golfinhadas —, outra dor de cabeça para a equipes da Fórmula 1 em 2022 é o peso dos carros. Com a diferença no regulamento e equipamentos para a temporada, o peso limite é de 798 kg. Um carro mais pesado pode prejudicar a velocidade, uma vez que as novas regras propõem um melhor desempenho nesse quesito. E a Aston Martin já conhece bem esse problema.

No ranking dos carros mais pesados, o AMR22 lidera. Isso porque ele pesa 815 kg — ou seja, 17 acima do limite. Mike Krack, chefe da equipe britânica, revelou que eles já conseguiram ‘emagrecer’ o carro, mas a aerodinâmica ainda é uma questão a ser resolvida.

“O carro tem potencial, mas temos problemas com aerodinâmica e peso”, disse Krack. “Já progredimos com o peso, mas não com a aerodinâmica. Os quiques são como uma parede para o desenvolvimento. É muito frustrante”, acrescentou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Aston Martin ainda não pontuou em 2022 (Foto: Aston Martin)

No ranking de carros mais pesados, a Red Bull é segunda colocada com 810 kg. Atrás dela, estão Mercedes (806), McLaren (805), Haas (803) e Williams, Alfa Romeo, AlphaTauri e a líder do campeonato Ferrari (todas com 800).

Uma das mais leves é a Alpine que, ainda assim, reiterou que precisa diminuir o peso da A522 até, ao menos, a quinta ou sexta etapa do campeonato.

“Eu diria que até a quinta ou sexta corrida”, declarou Pat Fry, diretor-técnico da equipe, em entrevista ao portal The Race, quando questionado sobre o cronograma para chegar ao limite mínimo de peso. “Normalmente, temos um carro que engorda cinco quilos na primeira metade da temporada e você tenta fazê-lo funcionar assim”, finalizou.

F1 2022: DESCUBRA POR QUE ALBON FOI TÃO BEM NO GP DA AUSTRÁLIA
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.