Diretor da Alpine traça meta para ‘emagrecer’ A522 até “quinta ou sexta etapa” da F1

Pat Fry, diretor-técnico da Alpine, ressaltou a necessidade de 'emagrecer' a A522 e a importância de continuar trabalhando para melhorar o desempenho

FÓRMULA 1 2022 NA AUSTRÁLIA SEM PIERCING E VOLTA DE MARC MÁRQUEZ NA MOTOGP | WGP

Além do ‘porpoising’ — ou, num bom português, as golfinhadas —, outra dor de cabeça para a equipes da Fórmula 1 em 2022 é o peso dos carros. Com a diferença no regulamento e equipamentos para a temporada, o peso limite é de 798 kg. Um carro mais pesado pode prejudicar a velocidade, uma vez que as novas regras propõem um melhor desempenho nesse quesito. E é por isso que a Alpine, por exemplo, trabalha para ‘emagrecer’ a A522.

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Segundo o diretor-técnico da equipe francesa, Pat Fry, o objetivo é chegar ao limite mínimo de peso pelo menos até os GPS da Emília-Romanha ou Espanha, a quinta e sexta etapas da temporada, respectivamente.

“Eu diria que até a quinta ou sexta corrida”, disse Fry, em entrevista ao portal The Race, quando questionado sobre o cronograma para chegar ao limite mínimo de peso. “Normalmente, temos um carro que engorda cinco quilos na primeira metade da temporada e você tenta fazê-lo funcionar assim”, acrescentou.

A Alpine parece um pouco melhor que o resto da F1 B (Foto: Alpine)

“Nós apenas temos de continuar trabalhando nisso. Espero que, no meio da temporada, estejamos facilmente abaixo do peso”, continuou ele.

O downforce é extremamente necessário, mas a importância de estar com um carro mais leve se dá nos tempos de volta, já que, a cada 10 kg, dependendo do circuito, as equipes perdem entre 0s3 a 0s4 por volta. Fry explica que a Alpine precisa também perder um pouco de peso para melhorar a performance — e é por isso que as soluções das garagens vizinhas também são interessantes para análises, segundo ele.

“Precisamos fazer as duas coisas [reduzir peso e aumentar desempenho], pois claramente [estamos perdendo] tempo de volta em tudo. Temos algumas atualizações para as próximas duas ou três corridas, todas baseadas em análise antes de vermos na prática”, apontou.

“Então, obviamente, há muito mais vindo por aí enquanto todo mundo diz: ‘Ah, isso é interessante. Seguiremos avaliando [ideias desenvolvidas em outros carros]. Não estamos muito longe, mas você quer estar alguns quilos abaixo, se puder”, concluiu.

Fórmula 1 volta no dia 10 de abril para realizar o GP da Austrália, no circuito de Albert Park, em Melbourne. É a volta da categoria ao país após o hiato de duas temporadas.

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