Aston Martin credita sucesso do AMR23 na Fórmula 1 a “incansável” Vettel

A Aston Martin agradeceu Sebastian Vettel pela contribuição no desenvolvimento do AMR23, carro que surpreendeu bastante na F1 2023

Sebastian Vettel se aposentou ao final de 2022, mas foi extremamente importante no sucesso que a equipe alcançou em 2023. Mike Krack, chefe dos britânicos, deu os créditos ao tetracampeão de F1 por ter ajudado bastante no desenvolvimento do AMR23, que foi guiado por Fernando Alonso e Lance Stroll.

“Não foi apenas a contribuição no carro, mas também a contribuição nos métodos de trabalho, na maneira como fazemos as coisas”, disse ele.

Relacionadas


Tom McCullough, diretor de desempenho do time, concordou com Krack. “Quando ele se juntou a nós, ele vinha de duas equipes vencedoras de campeonatos. Naquela época, ele trouxe muitos pequenos detalhes”, falou.

“Ele também é um trabalhador incansável. Costumamos dizer que o piloto é o melhor sensor do carro. Você tem um túnel de vento, você tem simuladores, simulações off-line, CFD, [mas] um piloto que está bem conectado ao carro e diz que ‘essas são curvas que sei que estamos tendo dificuldades talvez mais do que outras’ é o que nos permite aprofundar os dados”, seguiu.

Alonso e Vettel: um saiu da Aston Martin e outro chegou (Foto: XPB Images)

Por mais que tenha estagnado em certo ponto da temporada, só Alonso alcançou oito pódios — menos apenas que os pilotos da Red Bull. O avanço surpreendente no início do ano deu à Aston Martin o status de segunda melhor por bastante tempo.

“É claro que não lhe demos um carro suficientemente bom durante os dois anos em que esteve aqui. No final do segundo ano, estávamos progredindo. Mas senti porque ele realmente não obteve nenhum benefício do carro deste ano”, encerrou.

No fim, a equipe finalizou o ano na quinta posição do Mundial de Construtores com 280 tentos. A McLaren, que despertou quase já no meio de 2023, conseguiu tomar o quarto lugar da tabela, terminando com 302 tentos.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.