Aston Martin se empolga e diz que é “totalmente possível” superar Red Bull

Diretor-técnico da Aston Martin, Dan Fallows diz trabalhar nos detalhes e não vê Red Bull como imbatível na Fórmula 1

A Fórmula 1 vai viver em 2024 o terceiro ano do regulamento que trouxe de volta o conceito do efeito solo às pistas. E neste momento, a Red Bull é a equipe que melhor interpretou as regras ao projetar em 2023 talvez o carro mais dominante da história do Mundial. Tanto que os taurinos venceram 21 das 22 provas do campeonato, enquanto Max Verstappen se tornou tricampeão com atuações igualmente supremas. Mesmo após esse enorme retrospecto, a Aston Martin considera que é possível superar os atuais campeões na disputa que se inicia no Bahrein em março.

Diretor-técnico da marca inglesa e antigo braço-direito de Adrian Newey, Dan Fallows afirmou que o sucesso dos adversários está nos detalhes e que a compreensão do regulamento atual por parte das demais equipes vai fazer com que seja possível superar o time de Milton Keynes.

“Tem gente se aproximando muito e acho que isso sugere que haverá menos mudança de conceito pelo o que temos visto até aqui. Estamos procurando melhores tempos de volta a partir de detalhes, que são realmente menores. São elementos mais detalhados do assoalho e outras partes do carro”, declarou Fallows, durante a apresentação do carro de 2024, nesta segunda-feira (12).

“Ainda há muito tempo de volta para baixar e começamos a achar que a Red Bull é totalmente superável. É isso que estamos perseguindo, estamos focando nisso e o que desejamos”, completou.

Dan Fallows, diretor-técnico da Aston Martin (Foto: Aston Martin)

Apesar de a Red Bull ser o alvo, o engenheiro afirmou que a missão é construir o carro mais rápido possível, com um plano agressivo de desenvolvimento. “Falamos de Red Bull por ser uma referência, mas o foco está tornar o carro mais veloz. Isso que estamos procurando. Mais do que pensar especificamente em alguma corrida, do ponto da engenharia, precisamos fazer um modelo capaz de operar e ser competitivo em qualquer circuito”, revelou.

“Estamos focados nisso: fazer um carro competitivo e bom para os pilotos. É nisso que estamos tentando nos concentrar. Esse tipo de estatísticas competitivas e como chegar perto da Red Bull vão surgir depois disso. Se colocarmos esse desempenho no carro, então as demais coisas vão acontecer, que é o que queremos”, prosseguiu.

Após ouvir sobre o otimismo de Fallows, Fernando Alonso foi perguntado se compartilha do mesmo sentimento. “Isso é bom de ouvir. Coloca um sorriso no rosto”, declarou o espanhol.

“Não falei com Dan nas últimas semanas, mas eu acho que temos de ser otimistas nesse momento da temporada. Acho que nós vimos no último ano a Ferrari terminar bem forte, com algumas poles. A McLaren deu um grande passo durante o campeonato e chegou perto da Red Bull em algumas corridas. Vamos ver o que acontece”, continuou.

Alonso foi um pouco mais comedido que Fallows, mas espera ter uma temporada semelhante ao início de 2023. “Acho que precisamos estar regularmente nos pontos, brigando por pódios, candidatos ao pódio, como fomos no ano passado. Assim, nessa posição, seria lindo conquistar a primeira vitória de verde pela Aston Martin. Espero viver isso ao volante em algum momento, mas precisamos ir passo a passo”, destacou o bicampeão.

“Vai ser muito difícil. Serão quatro ou cinco equipes separadas por 0s2 ou 0s3, aposto. Então, 0s2 te colocam na briga pelo pódio ou fora do top-10. Precisamos estar bem focados”, concluiu.

Lance Stroll acompanhou o discurso de Alonso. “Não acho que nossa meta será bater a Red Bull. Podemos até conseguir, mas nosso objetivo é ser a equipe mais forte possível”, afirmou. “Temos muitas ideias, muitas coisas a desenvolver e é aí que está nosso foco”, finalizou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

ASTON MARTIN APRESENTA AMR24, CARRO PARA A F1 2024 | React
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.