Aston Martin apresenta AMR24 em busca de entrar de vez entre equipes grandes da F1

Quinta colocada na F1 2023, a Aston Martin fez o sexto lançamento de carro da temporada 2024. O AMR24 tem a missão de repetir o sucesso que o antecessor fez no ano passado. Ou ao menos até a metade do ano passado

Após Haas, Williams, Sauber, Alpine e RB terem apresentado suas obras, foi a vez da Aston Martin, no comecinho da manhã desta segunda-feira (12) de carnaval, mostrar ao mundo o AMR24, carro feito pela equipe para a temporada 2024 da F1.

O time esmeraldino viveu uma montanha-russa de emoções na última temporada. De enorme surpresa da primeira metade do ano, se transformou em um imenso cavalo paraguaio, estacionando completamente no desenvolvimento de atualizações e acabando superado até pela McLaren. O resultado final foi um amargo quinto lugar.

A Aston Martin, aliás, não quis saber de enrolar. Assim que o relógio passou das 5h (de Brasília, GMT-3), horário marcado para o lançamento, a equipe inglesa soltou um vídeo e outra imagem da pintura do carro de Fernando Alonso e Lance Stroll, que conta ainda com Felipe Drugovich como piloto reserva e de desenvolvimento. Não houve evento ao vivo, com apresentação e nada demais. Nem, claro, um carro novo de fato desfraldado ao mundo. Mas o bólido já vai à pista nas horas seguintes, em Silverstone, para o primeiro shakedown e dia de filmagem.

De qualquer maneira, o AMR24 foi mostrado. Foi mais uma equipe a aumentar a parte preta da fibra de carbono sem pintura, alguns detalhes mais num verde-musgo e a cor verde tradicional reinando. As imagens computadorizadas denotam um carro diferente ao do ano passado, de fato, mas resta saber o quanto os detalhes são verdadeiros ou apenas parte de um showcar virtual.

Aston Martin apresentou o AMR24 para temporada 2024 da F1 (Vídeo: Aston Martin)

Mesmo assim, é possível ver uma parte dianteira inteiramente repaginada, desde o bico, passando pela asa e chegando até a entrada de ar: o AMR24 é mais um a adotar o esquema amplo da Red Bull. O desafio é tornar o carro mais favorável ao desenvolvimento ao longo do ano.

“Diria que o AMR24 é uma evolução forte do carro do ano passado e tem aparência bastante diferente com muitas partes novas para nos dar uma forte plataforma para desenvolvimento. O design do chassi é novo, bem como o bico, asa dianteira, suspensão dianteira e suspensão traseira”, disse Dan Fallows, diretor-técnico da Aston Martin.

“Queremos competir na corrida do desenvolvimento nesta temporada, e esse carro é desenhado para fazer isso. Outra área de foco do carro foi operar a janela de operação. Concentramos o trabalho em aumentar a versatilidade para características específicas das pistas”, continuou.

“Queremos um carro que seja mais geral. Achamos que o AMR24 entrega a plataforma ideal para desenvolvimento dentro da temporada e possa segurar isso para um desafio durante todo o ano”, finalizou.

AMR24 da Aston Martin para a temporada 2024 (Foto: Aston Martin)

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Estou incrivelmente orgulhoso dessa equipe e do que foi conquistado em um período tão curto de tempo”, disse Alonso. “Não apenas o progresso na pista, mas o investimento em todas as áreas fora da pista no AMRTC”, seguiu.

“Sempre curto a sensação de começar uma nova campanha, com esta sendo a minha 21ª temporada como piloto na Fórmula 1”, lembrou.

“Toda a equipe trabalhou incansavelmente para aprontar o AMR24 para esta nova temporada, mas existem muitas questões a serem respondidas nos testes e nas primeiras corridas. Estou empolgado para entrar no cockpit e começar a minha segunda temporada vestindo verde”, completou.

A frente do AMR24 (Foto: Aston Martin)

“Houve um grande burburinho na AMRTC neste inverno. Ainda somos uma equipe jovem, mas estamos crescendo rápido”, disse Stroll. “Existe aquela fome e a crença quando você anda pelo campus — crédito de todas as incríveis pessoas que trabalham aqui”, exaltou.

“Todos nós queremos forçar a partir do que conseguimos no ano passado, especialmente na primeira parte da temporada, onde conseguimos um forte progresso, aprendendo mais sobre o carro”, recordou. “Acho que isso nos preparou bem para a nova temporada e mal posso esperar para começar”, encerrou.

Como todo o restante do grid, a Aston Martin manteve a dupla de pilotos, na experiência de um brilhante Fernando Alonso e com Lance Stroll, filho de Lawrence, o dono da festa por lá. Na chefia, Mike Krack segue ganhando experiência na F1.

A meta do time é “competir de forma mais recorrente” com Mercedes e Ferrari, ou seja, ainda abaixo da Red Bull. No entanto, o próprio Krack já admitiu que dificilmente algum time subirá muito de rendimento em 2024.

Mike Krack reuniu funcionários da sede da Aston Martin para apresentar o carro de 2024 (Foto: Aston Martin)

“Quando você tem regras estáveis, como temos agora, as equipes vão tentar evoluir”, disse Krack. “E, se você tiver um carro acima dos demais, como temos com a Red Bull, acho que muitas equipes vão tentar seguir naquela mesma direção”, pontuou.

Apesar da queda vertiginosa de rendimento na segunda parte de 2023, a temporada passada foi, de longe, a melhor da Aston Martin desde o retorno da marca ao grid, em 2021. Desde então, o time foi sétimo duas vezes e quinto no ano passado.

Ainda assim, a equipe ficou aquém da performance que teve em 2020, com o nome de Racing Point, com o próprio Stroll e Sergio Pérez no volante.

A temporada de lançamentos de carros segue firme e forte. A Aston Martin, então, abre a semana mais nobre, em que as principais equipes do grid revelam seus modelos, ou pelo menos parte do que eles serão. A próxima será a Ferrari, já nesta terça-feira (13).

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

🔴AO VIVO! ASTON MARTIN APRESENTA AMR24, CARRO PARA A F1 2024 | React
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.