Aston Martin apresenta AMR24 em busca de entrar de vez entre equipes grandes da F1
Quinta colocada na F1 2023, a Aston Martin fez o sexto lançamento de carro da temporada 2024. O AMR24 tem a missão de repetir o sucesso que o antecessor fez no ano passado. Ou ao menos até a metade do ano passado
Após Haas, Williams, Sauber, Alpine e RB terem apresentado suas obras, foi a vez da Aston Martin, no comecinho da manhã desta segunda-feira (12) de carnaval, mostrar ao mundo o AMR24, carro feito pela equipe para a temporada 2024 da F1.
O time esmeraldino viveu uma montanha-russa de emoções na última temporada. De enorme surpresa da primeira metade do ano, se transformou em um imenso cavalo paraguaio, estacionando completamente no desenvolvimento de atualizações e acabando superado até pela McLaren. O resultado final foi um amargo quinto lugar.
A Aston Martin, aliás, não quis saber de enrolar. Assim que o relógio passou das 5h (de Brasília, GMT-3), horário marcado para o lançamento, a equipe inglesa soltou um vídeo e outra imagem da pintura do carro de Fernando Alonso e Lance Stroll, que conta ainda com Felipe Drugovich como piloto reserva e de desenvolvimento. Não houve evento ao vivo, com apresentação e nada demais. Nem, claro, um carro novo de fato desfraldado ao mundo. Mas o bólido já vai à pista nas horas seguintes, em Silverstone, para o primeiro shakedown e dia de filmagem.
De qualquer maneira, o AMR24 foi mostrado. Foi mais uma equipe a aumentar a parte preta da fibra de carbono sem pintura, alguns detalhes mais num verde-musgo e a cor verde tradicional reinando. As imagens computadorizadas denotam um carro diferente ao do ano passado, de fato, mas resta saber o quanto os detalhes são verdadeiros ou apenas parte de um showcar virtual.
Mesmo assim, é possível ver uma parte dianteira inteiramente repaginada, desde o bico, passando pela asa e chegando até a entrada de ar: o AMR24 é mais um a adotar o esquema amplo da Red Bull. O desafio é tornar o carro mais favorável ao desenvolvimento ao longo do ano.
“Diria que o AMR24 é uma evolução forte do carro do ano passado e tem aparência bastante diferente com muitas partes novas para nos dar uma forte plataforma para desenvolvimento. O design do chassi é novo, bem como o bico, asa dianteira, suspensão dianteira e suspensão traseira”, disse Dan Fallows, diretor-técnico da Aston Martin.
“Queremos competir na corrida do desenvolvimento nesta temporada, e esse carro é desenhado para fazer isso. Outra área de foco do carro foi operar a janela de operação. Concentramos o trabalho em aumentar a versatilidade para características específicas das pistas”, continuou.
“Queremos um carro que seja mais geral. Achamos que o AMR24 entrega a plataforma ideal para desenvolvimento dentro da temporada e possa segurar isso para um desafio durante todo o ano”, finalizou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“Estou incrivelmente orgulhoso dessa equipe e do que foi conquistado em um período tão curto de tempo”, disse Alonso. “Não apenas o progresso na pista, mas o investimento em todas as áreas fora da pista no AMRTC”, seguiu.
“Sempre curto a sensação de começar uma nova campanha, com esta sendo a minha 21ª temporada como piloto na Fórmula 1”, lembrou.
“Toda a equipe trabalhou incansavelmente para aprontar o AMR24 para esta nova temporada, mas existem muitas questões a serem respondidas nos testes e nas primeiras corridas. Estou empolgado para entrar no cockpit e começar a minha segunda temporada vestindo verde”, completou.
“Houve um grande burburinho na AMRTC neste inverno. Ainda somos uma equipe jovem, mas estamos crescendo rápido”, disse Stroll. “Existe aquela fome e a crença quando você anda pelo campus — crédito de todas as incríveis pessoas que trabalham aqui”, exaltou.
“Todos nós queremos forçar a partir do que conseguimos no ano passado, especialmente na primeira parte da temporada, onde conseguimos um forte progresso, aprendendo mais sobre o carro”, recordou. “Acho que isso nos preparou bem para a nova temporada e mal posso esperar para começar”, encerrou.
Como todo o restante do grid, a Aston Martin manteve a dupla de pilotos, na experiência de um brilhante Fernando Alonso e com Lance Stroll, filho de Lawrence, o dono da festa por lá. Na chefia, Mike Krack segue ganhando experiência na F1.
A meta do time é “competir de forma mais recorrente” com Mercedes e Ferrari, ou seja, ainda abaixo da Red Bull. No entanto, o próprio Krack já admitiu que dificilmente algum time subirá muito de rendimento em 2024.
“Quando você tem regras estáveis, como temos agora, as equipes vão tentar evoluir”, disse Krack. “E, se você tiver um carro acima dos demais, como temos com a Red Bull, acho que muitas equipes vão tentar seguir naquela mesma direção”, pontuou.
Apesar da queda vertiginosa de rendimento na segunda parte de 2023, a temporada passada foi, de longe, a melhor da Aston Martin desde o retorno da marca ao grid, em 2021. Desde então, o time foi sétimo duas vezes e quinto no ano passado.
Ainda assim, a equipe ficou aquém da performance que teve em 2020, com o nome de Racing Point, com o próprio Stroll e Sergio Pérez no volante.
A temporada de lançamentos de carros segue firme e forte. A Aston Martin, então, abre a semana mais nobre, em que as principais equipes do grid revelam seus modelos, ou pelo menos parte do que eles serão. A próxima será a Ferrari, já nesta terça-feira (13).
A Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.