Ecclestone critica ação de Massa por título de 2008: “Só se preocupa com dinheiro”

Além de discordar com a causa de Felipe Massa, Bernie Ecclestone ainda afirmou que Lewis Hamilton deveria ter movido uma ação contra a FIA após o GP de Abu Dhabi de 2021

Bernie Ecclestone, ex-chefe da Fórmula 1, voltou a ser contraditório em suas falas a respeito dos desdobramentos da temporada 2008. Depois de reconhecer Felipe Massa como o campeão daquele ano e ver o brasileiro entrar na justiça para tentar reivindicar título, Bernie disparou contra o ex-piloto da F1 e afirmou que ele pensa apenas no dinheiro.

Felipe decidiu mover uma ação para reivindicar o título de 2008 depois que Bernie Ecclestone afirmou que considerava Massa campeão, pois sabia, na época, do ‘Crashgate’ no GP de Singapura, mas preferiu não cancelar o resultado da prova para não manchar a imagem do esporte.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O Singapuragate foi uma armação da Renault para favorecer a estratégia de corrida de Fernando Alonso (Foto: Fórmula 1)

No entanto, depois da iniciativa do brasileiro, o ex-chefão da F1 optou por voltar atrás em suas palavras e disse que Massa está pensando apenas no dinheiro. Além disso, afirmou que Lewis Hamilton também poderia mover uma ação contra a FIA depois do que aconteceu na decisão do título em Abu Dhabi em 2021.

“O clã Massa só se preocupa com dinheiro. Mas as chances de isso acontecer são zero. Hamilton e Mercedes poderiam ter entrado com uma ação judicial contra a FIA após a final não muito limpa de 2021 em Abu Dhabi”, afirmou Ecclestone.

Depois de pedir o apoio de Hamilton, os advogados de Felipe Massa notificaram Ferrari, Renault e Briatore para preservar provas de 2008.

Entenda o caso:

No início de março, o ex-chefão da F1, Bernie Ecclestone, deu entrevista ao site alemão F1 Insider e revelou que já sabia do escândalo Crashgate, em Singapura, ainda em 2008, mas que decidiu não expor a informação, e que considera o brasileiro como o legítimo campeão mundial.

Na ocasião, a F1 viveu um escândalo de manipulação de resultado no GP de Singapura. O brasileiro Nelsinho Piquet bateu propositalmente com a Renault a fim de beneficiar o companheiro de equipe Fernando Alonsoque venceu a corrida e não tinha relação com a disputa de título. Massa foi um dos grandes prejudicados, já que partiu da pole-position e liderava até o acidente de Nelsinho.

Desde a declaração de Bernie, Felipe demonstrou o desejo de revisar o resultado do campeonato, inclusive avaliando uma possível ação na justiça. Ao GRANDE PRÊMIO, em março, o brasileiro falou sobre a decepção em ouvir o que foi dito pelo ex-mandatário da categoria.

“Uma situação inaceitável, que me deixou triste ao tomar conhecimento que o chefão da Fórmula 1 e o chefão da FIA souberam em 2008 e se calaram. Isso é muito grave e inadmissível para o esporte”, disse Massa.

O escândalo do Crashgate foi revelado em 2009, pouco tempo depois de Piquet ser demitido na Renault. Tanto Flavio Briatore, chefe de equipe, quanto Pat Symonds, diretor de engenharia, foram banidos da Fórmula 1, mas eventualmente reverteram a decisão na corte francesa e concordaram em se afastar do Mundial. Nelsinho nunca mais correu na categoria.

Na época, Felipe chegou a vocalizar pedidos para que o resultado do GP de Singapura fosse anulado, mas o estatuto da FIA tornou a opção impossível, já que segundo o Código Internacional Esportivo, a decisão do campeonato não poderia ser alterada após a cerimônia de premiação do órgão.

A investigação da FIA também não apontou evidências de que Alonso e a maior parte da equipe Renault sabiam do plano de batida proposital e auxiliassem na execução. O órgão entendeu que seria injusto mudar o resultado.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.