Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Fórmula 1

Ecclestone vê Hamilton “injusto” em briga com Verstappen: “Max é uma criança”

O ex-chefão da Fórmula 1 considerou que o piloto da Mercedes tem “uma enorme campanha de publicidade” trabalhando para ele, o que aumenta a pressão em cima do holandês. O inglês de 91 anos também considera que os comissários atuam em favor do heptacampeão

Ecclestone destacou a experiência diferente de Verstappen em relação a Hamilton (Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Ecclestone destacou a experiência diferente de Verstappen em relação a Hamilton (Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

 
POR QUE PIASTRI NÃO VAI CORRER NA FÓRMULA 1 EM 2022? | GP às 10

Bernie Ecclestone soltou algumas pérolas às vésperas da decisão do título da Fórmula 1 entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Na visão do ex-chefão do Mundial, o holandês é alvo de uma disputa injusta, já que não dispõe da experiência do heptacampeão “nas ruas”. Além disso, o empresário de 91 anos considera que o titular da Mercedes conta com o apoio da direção de prova.

Verstappen e Hamilton chegam ao GP de Abu Dhabi, última corrida da temporada, empatados em 369,5 pontos, mas com o piloto da Red Bull levando vantagem no critério de desempate já que tem uma vitória a mais.

DECISÃO DA FÓRMULA 1 2021
Hamilton deixa início irregular para trás e busca octa após recuperação histórica
Verstappen tenta título em ano quase perfeito com mais vitórias e jogo duro
# Mercedes e Red Bull mostram garras e criam irreversível clima bélico na F1 2021
# Troca-troca: como Hamilton e Verstappen se alternaram tanto na liderança da F1?

Bernie Ecclestone criticou o acesso de ajuda aos pilotos atuais da Fórmula 1 (Foto: Divulgação)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Às vésperas da decisão, Ecclestone deu pitacos na disputa e considerou que Verstappen tem sido intimidado por uma “enorme campanha de publicidade” que atua em favor de Hamilton. O empresário acredita que Lewis e Toto Wolff, chefe da Mercedes, não estão jogando “um jogo justo” em 2021.

“Max é uma criança em comparação com Lewis e o pior é que Lewis tem uma enorme campanha de publicidade trabalhando para ele”, disse Ecclestone em uma entrevista à agência de notícias AFP. “Eles têm pressionado Max o tempo todo e aí os diretores de prova ficam de olho, pois Toto vai até o diretor de prova. Max tem mais do que uma corrida para confrontar, já que ele também os tem nas costas, pois estão o intimidando. Não é um jogo justo. É um jogo psicológico”, seguiu.

O ex-dirigente acredita que Hamilton leva vantagem nos jogos psicológicos, já que tem muito mais tempo de experiência.

“Max tem alguns anos nas corridas, mas não teve anos nas ruas como Lewis”, disparou Bernie. “Isso construiu caráter e saber que venceria a corrida com a Mercedes sendo a força dominante dos últimos anos, o tornou um personagem muito mais forte do que Max”, ponderou.

“Para Max, esta é a primeira temporada em que ele tem um carro capaz de vencer regularmente enquanto antes ele não era nada competitivo”, apontou.

Ecclestone avaliou, ainda, que 2021 foi um ano excelente para Fórmula 1, já que ninguém tem certeza de qual será o resultado do campeonato.

“É bom para o esporte. Acho que as pessoas sabiam muito bem nos anos anteriores quem iria vencer. Mas este foi um ano incrível. Foi bom ter algo um pouco diferente neste ano. Não há nada errado com Lewis, ele fez o melhor que pôde, mas teve muita ajuda”, acusou.

Com Hamilton diante da chance de atingir o recorde de oito títulos na Fórmula 1, Ecclestone segue com a visão de que o britânico não é o melhor da história.

“[Juan Manuel] Fangio estava em uma posição em que teve a sorte de nunca ter de ficar com uma equipe. Os pilotos tinham um ano de contrato para que pudessem mudar para a melhor equipe”, comentou. “Sempre achei que Alain Prost era real e verdadeiramente o melhor. Ele guiava o carro sozinho, sem nenhuma ajuda. Ele tinha de cuidar de tudo durante a corrida e sempre teve um piloto no outro carro que era muito, muito competente”, comparou.

“Hoje todos eles têm muita ajuda. Na minha cabeça, o cara que está no carro no apagar das luzes deveria estar sozinho. Ao invés disso, ele tem muita gente no pit-lane ou na base na Inglaterra ou na Itália dizendo a eles o que fazer”, falou.

Por fim, Ecclestone opinou que um eventual oitavo título não mudaria a condição de Hamilton na lista dos melhores da Fórmula 1.

“Se ele não vencer o campeonato, não fará diferença. Ele certamente está no top-5. Ele ainda é um piloto extremamente talentoso e muito astuto. Se ele mudar para o ramo dos negócios, será igualmente astuto”, concluiu.

O próximo fim de semana vai marcar o desfecho da temporada 2021 e vai definir o grande campeão deste incrível ano. O GP de Abu Dhabi acontece entre 10 e 12 de dezembro no circuito de Yas Marina. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

VERSTAPPEN É DURO OU SUJO CONTRA HAMILTON NA F1?