Bottas recebe punição por impedir volta rápida de Ricciardo e perde três posições no grid da Malásia
Manobra feita por Valtteri Bottas foi considerada inapropriada pela direção de prova, que decidiu tirar três posições da Williams #77
A cobertura completa do GP da Malásia no GRANDE PRÊMIO | |
As imagens do sábado da F1 na Malásia | |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana |
Passado algum tempo do fim da classificação, a direção de prova chegou a uma decisão quanto ao incidente entre Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo que investigava. O finlandês, que sairia do 15º posto, perdeu três posições, e vai sair do 18º lugar. No GP da Austrália, o finlandês também perdeu posições em relação ao treino qualificatório, após trocar sua caixa de marcha.
Bottas se preparava para abrir sua volta e, naquelas condições de pista molhada, decidiu tomar um traçado externo no cotovelo que liga as duas retas principais de Sepang. Ricciardo vinha logo atrás, prestes a fechar sua passagem.
No contorno de sua curva mais aberta, Bottas acabou encontrando e emparelhando com Ricciardo, e os dois iniciaram juntos o novo giro. Enquanto o piloto da Williams seguiu normalmente, o da Red Bull percorreu metade da reta ao lado do concorrente até abrir mão da volta rápida.
"Acho que não foi nada demais. Estávamos ambos forçando, para mim, não houve incidente. Não pensei que teria punição. Era uma situação complicada – tivemos problema com o rádio na curva 9, e a equipe disse que eu tinha um espaço à frente ou atrás do Ricciardo. Resolvi tentar ficar na frente", disse Bottas à 'Autosport'.
O australiano Ricciardo ficou contrariado, adicionando que não é a primeira vez que Bottas faz isso.
"Ele estava na volta de saída. Vou conversar com ele, isso aconteceu muito no ano passado, para ser honesto. Competimos muito nas categorias júnior, e achei que tivéssemos bastante respeito um pelo outro, mas é difícil pensar assim depois da quantidade de vezes que ele fez isso", disse Ricciardo. "Claro que ele vinha rápido e chegou mais perto do que deveria nas últimas voltas. Não custou nada a ele, eu nem sabia se era volta rápida ou não", completou o punido.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
O GP da Malásia inicia às 5h do domingo, com acompanhamento em tempo real do GRANDE PRÊMIO.
Relacionadas
'TOP GEAR BARBADOS' com LEWIS HAMILTON e o GRANDE PRÊMIO
GP da Malásia, Sepang, grid de largada:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:59.431 | 22 | ||
2 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:59.486 | +0.055 | 20 | |
3 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 2:00.050 | +0.619 | 23 | |
4 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 2:00.175 | +0.744 | 22 | |
5 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 2:00.541 | +1.110 | 20 | |
6 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 2:01.218 | +1.787 | 21 | |
7 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 2:01.712 | +2.281 | 23 | |
8 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 2:02.213 | +2.782 | 20 | |
9 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 2:03.078 | +3.647 | 23 | |
10 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 2:04.053 | +4.622 | 22 | |
11 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 2:02.351 | +2.920 | 16 | |
12 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 2:02.369 | +2.938 | 16 | |
13 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 2:02.460 | +3.029 | 16 | |
14 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 2:02.511 | +3.080 | 15 | |
15 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 2:02.885 | +3.454 | 17 | |
16 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 2:02.074 | +2.643 | 8 | |
17 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 2:02.131 | +2.700 | 7 | |
18 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | P +3 | 2:02.756 | +3.325 | 17 |
19 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 2:02.702 | +3.271 | 8 | |
20 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 2:03.595 | +4.164 | 8 | |
21 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 2:04.388 | +4.957 | 8 | |
22 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 2:04.407 | +4.976 | 7 | |
TEMPO 107% | Q1 | 2:05.385 | +5.954 | |||||
RECORDE | FERNANDO ALONSO | ESP | RENAULT | 1:32.582 | 19/03/2005 | |||
MELHOR VOLTA | JUAN PABLO MONTOYA | COL | WILLIAMS BMW | 1:34.223 | 21/03/2004 |