Brawn se assusta com falha do guard-rail em acidente de Grosjean e promete investigação

Ross Brawn é só elogios ao halo, à equipe médica e aos fiscais de Sakhir, trio que ajudou Romain Grosjean a escapar vivo de um acidente assustador. O diretor-esportivo da Fórmula 1, entretanto, ficou insatisfeito com como o carro atravessou o guard-rail

Ross Brawn, diretor-esportivo da Fórmula 1, foi uma das pessoas que prendeu a respiração ao ver o tremendo acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein deste domingo (28). O dirigente ficou satisfeito com o trabalho da equipe médica e a efetividade do halo no incidente, mas já prometeu: é hora de investigar o guard-rail, que não se comportou como devia no impacto.

De acordo com Brawn, foi uma falha o carro da Haas atravessar o guard-rail, criando situação ainda mais perigosa para Grosjean. Sem o halo, a cabeça do francês ficaria exposta a um impacto possivelmente fatal.

“É chocante para todo mundo na Fórmula 1 ver um acidente dessa gravidade, mas acho que é também o momento de aplaudir o trabalho da FIA e das equipes ao longo dos anos”, disse Brawn. “Nós nos lembramos da controvérsia do halo quando foi introduzido, e preciso dar crédito ao Jean Todt, porque ele insistiu que precisávamos dele. Acho que hoje teríamos uma situação diferente se não fosse pelo halo. Para mim, foi isso que manteve o guard-rail aberto quando o carro o atravessou. Tenho certeza de que faremos uma investigação profunda para entender o que podemos aprender com isso. Ver um guard-rail rachando assim não é o que queremos”, seguiu.

As labaredas de fogo imediatamente após o acidente. (Foto: AFP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Grosjean passou 27s preso no carro em chamas, o que rendeu queimaduras nas mãos e nos tornozelos. As consequências exatas do incidente ainda não são conhecidas, mas há suspeita de fratura de pelo menos uma costela.

A situação é ruim, mas poderia ser ainda pior sem a presença imediata da equipe médica e dos fiscais de pista, todos aplaudidos por Brawn.

“Eles não hesitaram. Eles fizeram exatamente o que precisava ser feito, e não podemos culpá-los de nada. Estamos orgulhosos de todo mundo. Acho que passa confiança para os pilotos ver esse nível de profissionalismo, essa resposta. Acho que foi perfeito. Claro que ninguém quer um acidente desses, mas acho que a resposta não poderia ter sido mais efetiva”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.