Button concorda com adiamento do classificatório, mas prevê problemas para McLaren na pista seca

Inglês contou que carro foi melhor quando esteve com os pneus intermediários, porém avisa que vai fazer o que puder por uma boa posição. Ele disse que a manhã de domingo vai ser agitada para os mecânicos, mas confia em um bom trabalho

 As imagens deste sábado em Melbourne
 A volta virtual em Melbourne, narrada por Alonso
 Especial F1 2013, a temporada que vem com rótulo de imprevisível

O primeiro treino classificatório da temporada da F1 sofreu com a chuva que caiu no circuito de Albert Park, em Melbourne, na Austrália, neste sábado (16). Por consequência disso, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) acabou cancelando o Q2 e o Q3. As sessões foram remarcadas para domingo (17), às 11h do horário local (21h de sábado, em Brasília). 

Para Jenson Button, a entidade tomou a decisão correta ao reprogramar as atividades para o dia seguinte – a previsão é de tempo seco. O inglês também fez questão de elogiar a direção de prova pela decisão que, claro, não agradou a todos os envolvidos.

Jenson Button contou que McLaren vai ter muito trabalho na manhã de domingo (17) (Foto: Getty Images)

“É tão difícil para nós julgarmos. Quando a FIA faz algo bom em termos de segurança, ficamos felizes, mas, quando eles fazem algo errado, ficamos infelizes. Por isso, é uma decisão muito difícil para ela, mas acho que eles fizeram o correto. É só olhar para os fãs lá fora”, explicou o piloto da McLaren.

“Para nós, há muita energia e adrenalina reprimida, e temos que encontrar uma maneira de nos livrarmos disso, mas é triste para os fãs. Eles estiveram aqui todos os dias e ficaram firmes, mesmo com a chuva e vento forte, mas nós não fomos capazes de dar um bom espetáculo. Mas isso acontece e espero por eles amanhã”, continuou.

Segundo o inglês, a manhã de atividades do domingo vai ser bem agitada, mas confia no potencial de seus mecânicos para trabalhar no carro. “É muito mais estressante para eles. Eles vão tentar deixar o carro pronto para a corrida, que acontece logo após o treino. Vai ser uma manhã agitada e ocupada, mas já fizemos isso antes e acho que as habilidades de todos virão à tona amanhã”, falou.

Button confirmou que a McLaren se saiu melhor quando teve os pneus intermediários a disposição. Ele disse que já prevê dificuldades para amanhã se o classificatório acontecer no molhado. “O carro estava um pouco melhor, mas tivemos um pouco de sorte. Nós fomos rápidos nessas condições, não na chuva, mas com os pneus intermediários”, contou.

“Fez uma grande diferença para nós quando fizemos nossos tempos de volta. Parece que teremos um dia complicado amanhã porque parece que teremos sol, mas nós vamos fazer o melhor que pudermos”, completou.

Quem também concordou com o adiamento do classificatório foi Martin Whitmarsh, chefe de equipe da McLaren. “Ninguém quer cancelar e todos estão conscientes de que faz muito frio nas arquibancadas. Mas também temos que respeitar o fato de que esta peça de entretenimento é perigosa o suficiente quando as condições não são apropriadas”, comentou o diretor.

“Temos carros que, por necessidade, estão próximos do solo. Alguns deles estão muito perto. E quando se tem uma pista onde há várias poças nas curvas, certamente não dá para sair nesse tipo de condição. Com os carros que temos hoje em dia, simplesmente não dá para sair assim”, finalizou.

 

Acompanhe a cobertura do GP da Austrália no GRANDE PRÊMIO
Victor Martins: O conclave da F1
Curta a página do Grande Prêmio no Facebook
Siga o Grande Prêmio no Twitter

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.