Sainz corre risco de punição e Ocon muda chassi: as trocas forçadas pelo ‘Bueirogate’

Carlos Sainz, que já está no limite da troca de componentes, pode ser punido após a classificação e, com isso, ter de largar no fim do grid no GP de Las Vegas

Carlos Sainz e Esteban Ocon vão precisar trocar alguns componentes dos carros após se envolverem no incidente com a tampa do bueiro durante o primeiro treino livre do GP de Las Vegas, que aconteceu na madrugada desta sexta-feira (17). Embora a razão tenha sido a mesma, houve grande diferença no dano causado no carro dos pilotos. O titular da Ferrari foi o maior prejudicado e pode até sofrer punição de perda de posição no grid.

Ocon, primeiro a sofrer com o impacto, vai ter de trocar a célula de sobrevivência da A523. Carlos Sainz, que forçou a bandeira vermelha na sessão, vai fazer o mesmo reparo do titular da Alpine, além de trocar o Motor de Combustão Interna (ICE), Armazenamento de Energia (ES) e Controle Eletrônico (CE).

A trombada de Carlos Sainz com o bueiro de Las Vegas vista da câmera de vigilância posicionada na altura do famoso resort Bellagio (Vídeo: Reprodução)

Em condições normais, as mudanças no carro #55 renderiam punição. Isso porque o espanhol já está no limite da troca do Armazenamento de Energia. Assim, ele perderia 10 posições no grid do GP de Las Vegas após a classificação.

O assunto, no entanto, foi encaminhado para avaliação dos comissários, uma vez que os danos foram causados pelas condições da pista e não necessariamente por culpa da Ferrari.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Las Vegas de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Logo mais, o TL2 está marcado para as 5h (de Brasília, GMT-3). No sábado, o TL3 abre o dia à 1h, enquanto a classificação começa também às 5h. Por fim, no domingo, a largada está marcada para as 3h. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa estreante.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.