Sainz detona FIA após incidente e punição em Las Vegas: “Minha vez de pagar o preço”

Carlos Sainz detonou a punição recebida por troca de componentes na SF-23 após atingir a tampa de um bueiro no circuito de rua de Las Vegas. Espanhol crê que "pagou o preço"

Carlos Sainz foi o grande protagonista da sexta-feira de treinos livres do GP de Las Vegas. Com menos de 10 minutos na primeira sessão, o piloto da Ferrari passou em cima de uma tampa de bueiro solta que acabou danificando a SF-23. A atividade acabou sendo cancelada, e o retorno dos carros na pista aconteceu horas depois, com um TL2 de 90 minutos, no qual o espanhol foi segundo colocado.

Em entrevista após a atividade, Sainz revelou que o impacto em alta velocidade com o bueiro acabou gerando dores nas costas e no pescoço, mas o espanhol está pronto para seguir o fim de semana. A SF-23 sofreu uma coleção de danos, incluindo na unidade de potência.

“Tive um grande impacto nas minhas costas e no meu pescoço após o acidente que vocês viram. Infelizmente, o chassi, o motor, a bateria e até meu assento foram danificados após o acidente. Grande esforço dos mecânicos para colocar um carro completamente novo para o TL2 que me permitiu completar a sessão”, declarou Carlos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz (Foto: AFP)

Sainz recebeu uma punição de 10 posições no grid por troca de componentes de motor. A decisão da FIA foi bastante criticada, já que a reposição das peças só acontece por conta do impacto que Carlos teve com um ponto de falha da pista.

“Infelizmente, quando a sessão acabou, o time me comunicou que recebi uma punição de 10 posições no grid por algo que não tive culpa e que a equipe não teve culpa. Isso muda completamente minha linha de pensamento e minha opinião sobre como o fim de semana vai ser. Você pode imaginar o quão decepcionado estou. Descrente com a situação. E você não me verá muito feliz neste fim de semana”, seguiu.

Carlos também teceu críticas ao regulamento por causa da punição. O piloto espanhol também acha que outras equipes poderiam se solidarizar com a situação para evitar a sanção.

“O que aconteceu hoje é um exemplo claro de como o esporte pode ser melhorado de diversas maneiras. A FIA e as equipes determinam isso. Poderia claramente ser aplicado como uma força maior para não receber a punição, mas, de alguma maneira, sempre há pessoas e sempre há maneiras de piorar a situação. E acho que, neste caso, é a minha vez de pagar o preço”, concluiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Las Vegas de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o TL3 está marcado para as 1h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação começa às 5h. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa estreante.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.