Sainz vê erro com pneus, mas isenta tática de paradas: “Já estava fora dos pontos”

Em um final de semana para esquecer em Abu Dhabi, Carlos Sainz afirmou que ficou preso no tráfego por causa dos pneus duros e que a conquista dos pontos "ficou às custas de um safety-car"

Carlos Sainz sofreu com a instabilidade no comportamento dos pneus no traçado de Yas Marina e teve um desempenho que foi o fiel da balança para a Ferrari não conseguir superar a Mercedes e ficar com o vice-campeonato do Mundial de Construtores ao término do GP de Abu Dhabi, realizado neste domingo (26).

Após a performance irregular que resultou no abandono na volta final, o piloto espanhol, que caiu no Q1 na classificação, admitiu que iniciar a prova com os pneus duros foi uma escolha equivocada, mas ressaltou que o andamento normal da corrida o “deixou longe dos pontos” nos Emirados Árabes.

“Fiquei surpreso com o desempenho. Ficamos presos atrás de todo mundo com os pneus duros. O carro estava escorregando muito. Sempre que iniciamos com os compostos mais duros, isso não funcionou para nós e, por isso, nunca conseguimos fazer o progresso esperado”, reconheceu.

“A partir disso, ficamos na busca pelos pontos e deixamos a nossa sorte às custas de um safety-car, que nunca apareceu. Então perdemos a corrida por causa disso, mas não havia nada pelo que lutar em caso de corrida normal, estávamos claramente fora dos pontos”, seguiu Sainz.

Carlos Sainz não vem tendo um fim de semana fácil em Abu Dhabi (Foto: AFP)

Ao fazer uma reflexão sobre a reta final da temporada de 2023, o piloto do carro #55 revelou que ainda não esqueceu o acidente com o bueiro no GP de Las Vegas e reforçou que, a partir dali, entrou em uma espiral negativa que contribuiu para a chegada fora dos pontos nas duas últimas provas, sequência que contribuiu para ser superado por Fernando Alonso, Charles Leclerc e Lando Norris, e despencar do quarto para o sétimo lugar no Mundial de Pilotos.

“As duas últimas corridas foram decepcionantes, já que parecia que em Las Vegas a nossa temporada terminou ali. Desde então, não conseguimos recuperar o ritmo, os resultados e a sorte. Lutamos muito nas últimas duas corridas”, justificou.

Já visando 2024, Sainz apontou que uma avaliação sobre a fase ruim deve ser feita, mas com a cabeça fria para encontrar pontos positivos. “Infelizmente, precisamos analisar o que poderíamos ter feito melhor e o motivo disso ter acontecido, mas, ao mesmo tempo, a temporada foi de altos e baixos, com momentos muito bons. Depois que esse sentimento das duas últimas corridas passar, podemos refletir de uma maneira mais positiva”, concluiu o espanhol da Ferrari.

Com a vitória no GP de Singapura e três pódios na F1 2023, Sainz terminou o ano com 200 pontos, 6 atrás do companheiro Leclerc.

Fórmula 1 tem mais uma obrigação a cumprir em 2023: os testes de pós-temporada, marcados para a mesma pista de Abu Dhabi, no dia 28 de novembro. Depois disso, pensa no ano que vem. A temporada 2024 está marcada para começar no fim de semana de 2 de março, com o GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴 VERSTAPPEN VENCE, MERCEDES VICE da F1 2023: a corrida em Abu Dhabi (e até TAYLOR SWIFT) | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.