Sainz prevê 2025 difícil, mas busca “devolver Williams a lugar que deve estar” na F1
Carlos Sainz estreou oficialmente como piloto da Williams nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi e, apesar de citar 2025 como um ano de "aprendizado", o foco é em construir um time competitivo nos próximos anos
A Ferrari é passado para Carlos Sainz e, agora, só a Williams importa para o espanhol. O piloto estreou oficialmente com o time inglês durante os testes de pós-temporada, em Abu Dhabi, participando do programa da Pirelli, e afirmou que o grande objetivo é “devolver a Williams ao lugar onde ela deve estar e voltar para onde eu deveria estar”.
Perguntado pela imprensa quando ele acredita que o trabalho com o time de Grove começará a dar frutos na pista, Sainz foi cauteloso. “É algo que não se pode prever, não posso responder. Certamente avançaremos, mas é impossível saber quanto tempo levará para chegar lá”, explicou ao site espanhol Soy Motor.
“O próximo ano será difícil, um ano de aprendizagem. James Vowles [chefe da equipe] já disse. Será uma preparação para a mudança no regulamento em 2026″, completou Sainz.
O espanhol foi um acerto da Williams justamente por seu perfil agregador e com bom histórico no trabalho de reconstrução de equipes na F1. Sainz é conhecido na F1 por ter feito um ótimo trabalho de recuperação durante suas passagens na Renault, McLaren e Ferrari desde que deixou a Toro Rosso.
Agora, parte para mais um desafio com a tradicional esquadra criada por Frank Williams, vencedora de nove mundiais de Construtores. O espanhol escolheu a Williams no lugar da Sauber/Audi porque acredita que a equipe britânica está numa situação melhor a curto e médio prazo do que o time das quatro argolas.
“Sei que uma das minhas qualidades é ajudar uma equipe a ter melhor desempenho e saber que direção deve seguir. Estou diante de um desafio difícil de explicar, que algumas pessoas não entendem. Vamos seguir na mesma direção. Isso me motiva e estou totalmente determinado a ajudar a equipe a voltar ao lugar que a pertence”, concluiu o #55.
A Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Momentos que marcaram a temporada 2024 da Fórmula 1