Carro de F1 da Ferrari passará por uma reforma de 95% após reclamação de Carlos Sainz

A Ferrari mudará 95% para 2024 depois que o piloto compartilhou sua dificuldade em dirigir a Ferrari SF-23 no ano passado

Carlos Sainz deu uma visão sobre as complexidades que enfrentou ao dirigir a SF-23, o carro de Fórmula 1 da Ferrari para a temporada de 2023. O piloto admitiu que o carro lhe deu algumas “dores de cabeça” no ano passado. Para resolver os problemas enfrentados pela SF-23, a Ferrari está realizando uma mudança abrangente para o modelo de 2024. 

O chefe da equipe de Maranello, Frédéric Vasseur, caracteriza a mudança como um avanço significativo. A mudança planejada inclui quase 95% dos componentes do carro, indicando um esforço determinado para corrigir os desafios específicos enfrentados durante a temporada anterior.

Em uma entrevista à imprensa em Maranello, Vasseur enfatizou a necessidade de melhorias, reconhecendo as limitações regulamentares. Embora a “revolução” possa não ser uma expressão completa da situação, a Ferrari pretende obter ganhos marginais de 0,1 ou 0,2% no desempenho por meio de ajustes meticulosos.

Vasseur enfatizou a importância das melhorias internas e da colaboração com os pilotos, garantindo seu envolvimento ativo no processo de desenvolvimento.

A estratégia da Ferrari envolve o foco no autoaperfeiçoamento durante o inverno e a espera dos resultados dos testes de pré-temporada no Bahrein para avaliar como a equipe se compara aos concorrentes. 

Vasseur destacou a natureza dinâmica da competição, enfatizando a necessidade de continuar avançando e se adaptando aos possíveis desenvolvimentos de outras equipes. O objetivo final é posicionar a Ferrari como uma força competitiva na próxima temporada.

Anteriormente, Carlos já havia notado diferenças no comportamento do carro de 2024 durante as primeiras corridas no simulador, indicando esforços ativos para resolver os problemas da temporada anterior. 

Sainz reclama da Ferrari SF-23

Sainz compartilhou abertamente suas dificuldades com o SF-23, descrevendo-o como um carro que lhe dava dores de cabeça e era difícil de se acostumar, tornando a experiência de dirigir menos agradável.

“Já foi dito que é um carro que combina comigo, que eu gosto. Honestamente, ele me deu dores de cabeça.” disse Sainz em uma entrevista à publicação espanhola AS.

Carlos Sainz observou que a parte mais complexa foi durante a abertura da temporada no Bahrein. Ele disse que ficou claro desde o início, nas três primeiras corridas do teste, que o carro era complicado e causava sustos. Ele mencionou que eles não entendiam completamente o que estava acontecendo e o que lhes faltava em comparação com a Red Bull.

Apesar dos desafios iniciais, incluindo a concorrência acirrada da Red Bull, foram feitas atualizações após as férias de verão para melhorar o desempenho do SF-23. No entanto, o carro atualizado não foi suficiente para competir com o RB19 da Red Bull.

Assim, na batalha pelo Campeonato de Construtores, a equipe de Maranello competiu com a Mercedes pelo segundo lugar. Infelizmente, eles ficaram em desvantagem por uma pequena margem no final da temporada.

No entanto, Sainz conseguiu garantir uma vitória notável no Grande Prêmio de Cingapura como o único piloto que não era da Red Bull. 

Olhando para a temporada de 2024 que os fãs da Fórmula 1 e os entusiastas do bets esporte esperam, Sainz expressou sua esperança de ter um carro melhor, mais versátil e fácil de configurar. Isso indica sua expectativa por um carro que aborde as complexidades do SF-23, oferecendo uma experiência de direção mais suave e agradável.

Renovação do contrato de Sainz com a Ferrari

De acordo com Vasseur, a Ferrari deve anunciar extensões de contrato para seus dois pilotos, Charles Leclerc e Carlos Sainz, antes da primeira corrida. Os contratos de ambos os pilotos expiram no final de 2024, e Sainz expressou seu desejo de garantir seu futuro com a Ferrari. 

“Minha prioridade e meu principal objetivo é vencer um dia com a Ferrari. E acho que já deixei isso bem claro, muitas e muitas vezes. E é por isso que darei minha prioridade a eles neste inverno”, disse Sainz em uma entrevista à mídia.

O bom desempenho de Sainz na temporada de 2023, inclusive vencendo uma corrida e terminando apenas seis pontos atrás de Leclerc, destacou seu valor para a equipe. Apesar dos contratempos em Las Vegas, onde o carro danificado afetou sua corrida, Sainz permaneceu competitivo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.