‘Caso Horner’ envolve fotos e conselho a deixar Red Bull, dizem mídias alemãs

Christian Horner foi aconselhado a renunciar ao posto de chefe da Red Bull, mas recusa possibilidade e alega ser inocente, de acordo com a imprensa alemã

Chefão da Red Bull, Christian Horner é alvo de uma investigação interna da marca dos energéticos por suposto “comportamento inapropriado”. A informação veio a público nesta segunda-feira (5) e tomou o noticiário. O dirigente inglês negou as acusações, só que alguns detalhes mais profundos sobre a razão pela qual o grupo austríaco tomou tal medida também ganharam as páginas da mídia alemã.

O jornal Bild revelou que a Red Bull iniciou a investigação depois de tomar conhecimento de que Horner teria enviado fotos a uma funcionária, em algo que “passou do limite”. Ainda segundo a publicação, o procedimento “está em curso há semanas”.

Já o Motorsport-Total, outro portal da Alemanha, apontou ainda que “existe um dossiê com material incriminatório na Red Bull, em Fuschl, que resume as acusações, e que está agora sendo analisado internamente. Futuras ações e possíveis consequências serão discutidas ao mais alto nível de gestão. Horner é considerado inocente”.

Ainda de acordo com a publicação, o dirigente teria sido aconselhado, de maneira amigável, a renunciar voluntariamente ao cargo de chefe de equipe. Só que Christian rejeitou a solução. Helmut Marko, consultor do grupo, foi procurado pelo portal, que optou por não comentar o episódio. “Não vou falar sobre isso”, declarou.

Horner enfrenta uma investigação interna na Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

Desde 2005 como mandatário da Red Bull, Horner foi questionado pelo De Telegraaf sobre a investigação e negou ser culpado de qualquer imputação. “Refuto as acusações”, disse o dirigente ao periódico neerlandês.

Oficialmente, a Red Bull não dá detalhes do episódio e menciona apenas a investigação por “comportamento inapropriado”. “Após tomar conhecimento das recentes alegações, a companhia iniciou uma investigação independente. Esta investigação, já em curso, está sendo conduzida por um advogado externo especializado. A companhia leva essas questões extremamente a sério e a investigação será concluída assim que possível. Seria inapropriado fazer mais comentários neste momento”, confirmou o grupo das bebidas energéticas, em nota.

A Red Bull fechou 2023 com 860 pontos conquistados, uma margem considerável para a vice Mercedes — que somou 409Max Verstappen, que venceu 19 de 22 corridas, conquistou o título mundial, enquanto Sergio Pérez terminou na segunda colocação.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.