Leclerc alcança feito raro e vive melhor primeira volta na F1 desde… Latifi!

Charles Leclerc teve um começo de prova espetacular no GP de Abu Dhabi e ganhou 11 posições na primeira volta, feito que aconteceu apenas uma outra vez desde 2017

A missão da Ferrari de superar a McLaren no Mundial de Construtores parecia distante logo na largada, com Charles Leclerc começando a prova da 19ª colocação. No entanto, após uma única volta, ganhou 11 posições, já estava em oitavo e reabriu a briga pelo título. O feito do monegasco, além de impressionante, também é raro e se repetiu apenas uma única vez desde 2017 na Fórmula 1

Isso aconteceu em 2021, no GP da Hungria, quando diversos carros bateram e abandonaram na largada. Com isso, Nicholas Latifi, então piloto da Williams e já aposentado do automobilismo, ganhou 12 posições apenas na primeira volta. Além disso, Carlos Sainz e Yuki Tsunoda também saltaram na classificação da prova e ganharam dez colocações cada no giro inicial. 

A largada daquele GP da Hungria foi marcada pelo acidente provocado por Valtteri Bottas, titular da Mercedes à época, que bateu em Lando Norris na primeira curva e atingiu ambas as Red Bull de Max Verstappen e Sergio Pérez

Mais ao fundo, Lance Stroll acertou e catapultou Charles Leclerc em direção ao carro de Daniel Ricciardo, então piloto da McLaren. Somando isso à parada de Antonio Giovinazzi antes da largada para trocar os pneus, Latifi escalou da 19ª posição para a sexta. Ao final da prova, somou pontos com um sétimo posto, seu melhor resultado da carreira. 

Nicholas Latifi ganhou 12 posições na primeira volta do GP da Hungria de 2021 (Foto: Williams)

Já Leclerc, no último domingo (8) em Yas Marina, se recuperou após cair no Q2 da classificação e receber uma punição de dez posições no grid de largada. Com o grande salto na largada, se colocou em posição para brigar pelo pódio e terminou a prova em terceiro. 

Mesmo com o esforço hercúleo do monegasco, a McLaren ainda saiu com o título do Mundial de Construtores graças à vitória de Lando Norris. Mesmo se tivesse largado em uma posição melhor, Leclerc ainda não acredita que seria uma garantia de melhores resultados para a Ferrari. 

“Acho que quarto [na classificação] era provavelmente o melhor possível, o que teria sido o 14º efetivamente. Depois, nunca sabe o que aconteceria começando dessa posição. Teríamos ganho 11 posições? Acho que é difícil afirmar isso”, disse Leclerc. 

“De modo geral, acho que minha primeira volta basicamente recuperou tudo o que perdemos desde o começo do fim de semana. Então, não tenho nenhum arrependimento”, encerrou. 

A Fórmula 1 agora está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTubeGP | GP2
LEIA TAMBÉM: Momentos que marcaram a temporada 2024 da Fórmula 1

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.