Leclerc alcança feito raro e vive melhor primeira volta na F1 desde… Latifi!
Charles Leclerc teve um começo de prova espetacular no GP de Abu Dhabi e ganhou 11 posições na primeira volta, feito que aconteceu apenas uma outra vez desde 2017
A missão da Ferrari de superar a McLaren no Mundial de Construtores parecia distante logo na largada, com Charles Leclerc começando a prova da 19ª colocação. No entanto, após uma única volta, ganhou 11 posições, já estava em oitavo e reabriu a briga pelo título. O feito do monegasco, além de impressionante, também é raro e se repetiu apenas uma única vez desde 2017 na Fórmula 1.
Isso aconteceu em 2021, no GP da Hungria, quando diversos carros bateram e abandonaram na largada. Com isso, Nicholas Latifi, então piloto da Williams e já aposentado do automobilismo, ganhou 12 posições apenas na primeira volta. Além disso, Carlos Sainz e Yuki Tsunoda também saltaram na classificação da prova e ganharam dez colocações cada no giro inicial.
A largada daquele GP da Hungria foi marcada pelo acidente provocado por Valtteri Bottas, titular da Mercedes à época, que bateu em Lando Norris na primeira curva e atingiu ambas as Red Bull de Max Verstappen e Sergio Pérez.
Mais ao fundo, Lance Stroll acertou e catapultou Charles Leclerc em direção ao carro de Daniel Ricciardo, então piloto da McLaren. Somando isso à parada de Antonio Giovinazzi antes da largada para trocar os pneus, Latifi escalou da 19ª posição para a sexta. Ao final da prova, somou pontos com um sétimo posto, seu melhor resultado da carreira.
Já Leclerc, no último domingo (8) em Yas Marina, se recuperou após cair no Q2 da classificação e receber uma punição de dez posições no grid de largada. Com o grande salto na largada, se colocou em posição para brigar pelo pódio e terminou a prova em terceiro.
Mesmo com o esforço hercúleo do monegasco, a McLaren ainda saiu com o título do Mundial de Construtores graças à vitória de Lando Norris. Mesmo se tivesse largado em uma posição melhor, Leclerc ainda não acredita que seria uma garantia de melhores resultados para a Ferrari.
“Acho que quarto [na classificação] era provavelmente o melhor possível, o que teria sido o 14º efetivamente. Depois, nunca sabe o que aconteceria começando dessa posição. Teríamos ganho 11 posições? Acho que é difícil afirmar isso”, disse Leclerc.
“De modo geral, acho que minha primeira volta basicamente recuperou tudo o que perdemos desde o começo do fim de semana. Então, não tenho nenhum arrependimento”, encerrou.
A Fórmula 1 agora está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Momentos que marcaram a temporada 2024 da Fórmula 1