Leclerc nega arrependimento por apoiar decisão da Ferrari em 2025: “Não fazia sentido”
Charles Leclerc admitiu que aprovou a decisão da Ferrari de interromper o desenvolvimento do carro logo no início de 2025, já que, de acordo com ele, a equipe estava bem atrás de McLaren e Red Bull
Por mais difícil que seja, Charles Leclerc garantiu que não se arrepende de ter apoiado a Ferrari na decisão de abandonar o desenvolvimento da SF-25 logo nos primeiros meses da temporada 2025 da Fórmula 1. Ao apontar para a força de McLaren e Red Bull, o monegasco explicou que “não fazia sentido” ficar investindo tempo no último projeto, tendo em vista a chegada do novo regulamento em 2026.
Há algumas semanas, Frédéric Vasseur, chefe da escuderia de Maranello, revelou que os italianos passaram a olhar com mais atenção para o próximo ano logo no fim de abril, realizando somente pequenas melhorias mecânicas na tentativa de sanar problemas fundamentais do carro — como foi o caso da suspensão traseira. Na época, o francês assegurou que os pilotos estavam de acordo com esse plano.
Em 2026, além de mudanças robustas na aerodinâmica, incluindo o fim do efeito-solo e a substituição do DRS pelo Manual Override Mode (Modo de Ultrapassagem Manual, em tradução livre), as unidades de potência terão a parte elétrica ampliada, passando a representar até 50% da força total — frente aos 20% atuais — e combustível 100% sustentável.
Por isso, com tantas novidades a caminho, Leclerc reconheceu que o início ruim foi o motivo de a Ferrari ter virado a chave tão cedo. “Estávamos em desvantagem técnica desde a primeira corrida. Então, não é como se isso tivesse mudado de forma drástica a nossa abordagem para a temporada”, disse em entrevista ao site Motorsport Week.

“E vimos relativamente rápido que não brigaríamos pelo título mundial, porque a McLaren estava forte demais, a Red Bull obviamente começou a dar grandes saltos de desempenho, e não fazia muito sentido colocar todos os nossos recursos tentando conquistar o terceiro ou, se tudo desse muito certo, o segundo lugar no Mundial de Construtores — ao custo do próximo ano, seja qual fosse esse custo”, continuou.
“Então, sim, nunca é algo que a gente quer fazer. Eu teria preferido muito mais seguir com o desenvolvimento durante todo o ano para tentar conquistar esse título mundial, sem dúvida. Mas, estando na posição em que estávamos no início do ano, foi uma decisão óbvia. Portanto, não me arrependo”, apontou Leclerc, que também destacou os problemas que a equipe teve desde a introdução do último conjunto de regras em 2022, quando, inclusive, a Ferrari começou melhor que as rivais.
“Para nós, não existe apenas um motivo. Existem muitos fatores que, em momentos diferentes, tiveram um papel. No início de 2022, começamos até de forma bastante forte, mas estávamos sofrendo com o porpoising, enquanto a Red Bull tinha uma plataforma muito estável. E eles estavam, na verdade, bem acima do peso mínimo, então, assim que tiraram esse excesso de peso, de repente chegaram ao nível em que estão desde então”, recordou.
“E, neste ano, focamos muito cedo no carro do ano seguinte, o que espero que seja uma aposta vencedora. Mas, com certeza, teve influência nos dois últimos terços da temporada, quando tivemos mais dificuldades do que outros, porque não levamos tantas atualizações”, sublinhou o monegasco.

“Mas, de forma geral, foi uma geração de carros que era muito, muito difícil de entender. E o que funcionava na fábrica — acho que todo mundo se surpreendeu uma ou mais vezes ao perceber que, quando levamos para a pista, não há uma correlação exata com o que se esperava daquela peça. Esse foi o grande desafio. E, sim, outras equipes se saíram melhor, especialmente a McLaren e a Red Bull”, concluiu.
A Fórmula 1 está de férias. Os carros voltam a acelerar de 26 a 30 de janeiro em testes privados em Barcelona. Depois, seguem para o Bahrein para mais duas sessões da pré-temporada: de 11 a 13 de fevereiro e de 18 a 20 de fevereiro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2026.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.
▶️ FIA divulga lista de inscritos da F1 2026 e confirma número dos 22 pilotos
▶️ Verstappen elege Bortoleto como novato mais rápido da F1: “Talento bruto”
▶️ Ferrari revela data de lançamento do carro de 2026 e define meta para testes em Barcelona
▶️ Como abandono no GP dos Países Baixos mudou temporada de Norris em 2025
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!