Leclerc reitera poderio da Ferrari e lidera último treino livre para GP da Austrália
A Ferrari é mesmo a favorita à pole? Ao menos é a impressão que fica ao Charles Leclerc liderar o terceiro e último treino livre em Melbourne
Quem é a grande favorita para a pole-position que será decidida logo mais? A força da Red Bull torna impossível chamar os taurinos de azarões, mas a Ferrari é sem dúvidas quem mais mostrou poderio, ao menos em ritmo de volta lançada, até aqui. Charles Leclerc reforçou a impressão e voltou a liderar. No terceiro e último treino livre, realizado ainda na noite da sexta-feira (22), segundo o horário brasileiro, o monegasco voltou à ponta da tabela da Fórmula 1.
Leclerc registrou o tempo de 1min16s714 já com o cronômetro zerado. A marca é melhor até do que a da pole do ano passado, registrada por Max Verstappen, de 1min16s732. O tricampeão, inclusive, ficou somente 0s002 mais lento que o tempo que cravou na pole de 2023 e terminou o treino em segundo.
Carlos Sainz foi o terceiro e encerrou de vez as dúvidas sobre condições para a sequência do fim de semana. Após liderar mais da metade da atividade com uma volta registrada de pneus médios, que só caiu quando o asfalto viu a temperatura esquentar e chegar a 30°C, ficou com o terceiro posto ao melhorar também no fim, de macios. Sainz, aliás, também andou na casa de 1min16s7, mesma de Leclerc, e com os pneus médios.
Ainda no 1min16s, vieram Lewis Hamilton, George Russell e Fernando Alonso, enquanto Sergio Pérez, Oscar Piastri, Lance Stroll e Lando Norris finalizaram o top-10. Após assumir o carro do companheiro de equipe Logan Sargeant para o restante do fim de semana, Alexander Albon ficou na 13ª posição.
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Confira como foi o TL3 do GP da Austrália de Fórmula 1:
Após um primeiro dia complicado grid afora, equipes e pilotos chegaram ao sábado australiano cruzando os dedos por mais tempo de pista e menos questões a resolver. Ao menos do ponto de vista climático, as coisas não eram tão complicadas. A temperatura ambiente estava em 18°C, com asfalto em 26°C. Os ventos chegavam a rajadas de 31 km/h e, portanto, razoavelmente altos. A FIA também posicionava chances de chuva para o treino como 30%.
Uma decisão específica marcara a sexta-feira. Após Alexander Albon bater durante o TL1, a Williams foi ao TL2 com somente um carro e, em seguida, entendeu que não teria como reparar o bólido em tempo para a corrida. Pudera, não levou um chassi extra a Melbourne. Assim, somente um carro continua no fim de semana. Mas, numa reviravolta daquelas, a equipe resolveu tomar o carro de Logan Sargeant e entregar a Albon. Assim, apesar de inocente, Logan está fora do restante do GP da Austrália.
Com a bandeira verde acionada, o treino começou sem a correria das sessões da sexta-feira. A McLaren enviou Lando Norris e Oscar Piastri, enquanto Valtteri Bottas e Guanyu Zhou foram pela Sauber. As movimentações eram lentas, porém, tanto que nenhum deles estabeleceu volta cronometrada.
As primeiras voltas registradas foram de Max Verstappen e Sergio Pérez, dupla da Red Bull, calçados de pneus médios. Sem muito alarde, apenas com simulações de corrida. E um aviso de Verstappen. “Meus freios não estão funcionando. Não estão cravando”, relatou. A equipe respondeu perguntando se dava para continuar ou gostaria de trocar, ao que o tricampeão afirmou que tentaria de novo. Como ficou no traçado e acelerou o passou, ficou claro que a preocupação diminuiu.
Foi apenas com mais de 20 minutos que Carlos Sainz se tornou o primeiro piloto a registrar volta rápida fora da dupla da Red Bull. Charles Leclerc passaria em seguida. Bem lentamente, as equipes começavam a soltar os pilotos e os primeiros pneus macios apareciam — embora não em Red Bull ou Ferrari. Mas Verstappen resolvia melhorar e baixava a liderança para 1min17s100.
Mesmo de macios, duplas de McLaren e Mercedes não passavam nem perto de Ferrari e Red Bull de médios. Na realidade, os pneus macios não davam a impressão de funcionar bem para ninguém, provavelmente por conta das temperaturas mais baixas. A questão posta era que a expectativa da classificação mostrava pouco calor a mais que o treino.
Com cerca de 25 minutos de atividade, Sainz virou 1min16s791 e tomou a dianteira, ainda usando pneus médios. Na marca de metade do treino, Sainz e Leclerc eram os dois primeiros, seguidos por Verstappen e Pérez. George Russell, Hamilton, Lance Stroll, Fernando Alonso, Piastri e Kevin Magnussen completavam o top-10.
E dá-lhe reclamação para Leclerc. “O que é certo é que em algum momento vamos pegar uma Aston Martin lenta no meio da pista”, falavam ao se deparar com tráfego causado por Stroll.
“Onde está o tempo, cara?”, questionava um frustrado Hamilton no rádio. Nada da Mercedes entrar no ritmo forte na Austrália ainda. E era visível que buscava tudo do carro, inclusive ao melhorar o tempo mesmo quase escapando em determinado momento na sequência da complicada curva dez.
Com o carro que era do companheiro de equipe 24 horas atrás, Albon também quase viu a traseira ir embora. No rádio, avisava que os pneus macios tinham “terminado ainda na curva nove”. O primeiro teste dos pneus C5 na temporada ainda mostravam muitas interrogações.
Finalmente, após 45 minutos, alguém furava a fila dos quatro primeiros. Piastri cravou bom tempo e subiu para frente das rivais da Red Bull, na terceira colocação. Além disso, com direito ao melhor primeiro setor da pista. “É incrível o que acontece quando eu paro de ser um idiota na curva um”, vibrou no rádio. O piloto da casa era o melhor entre aqueles que utilizavam pneus macios.
A próxima reclamação era de Russell. “Pessoal, toda hora eu encontro Lewis na minha frente em pontos da pista”, falou. Como são pilotos da mesma equipe, é necessário que a equipe sincronize as localizações de ambos, algo que não estava acontecendo.
Quando a marca dos dez minutos para o final caiu e já existia certa conformação com o fato de que os macios não conseguiam bater os pneus médios, o asfalto esquentou um pouco, cruzou a marca dos 30°C de temperatura e fez com que as coisas melhorassem.
As marcas foram melhorando uma a uma, para quase todos os pilotos, mas Sainz mantinha a monta anotada de médios. E foi assim até o cronômetro zerar. Cerca de um minuto depois da bandeira quadriculada, passou Verstappen com um forte 1min16s734, apenas 0s002 mais lento que a pole dele mesmo no ano passado.
Verstappen na frente, então? Que nada! Segundos após Max, Leclerc virou 1min16s714 para garantir que a Ferrari terminasse com mais uma liderança de treino livre. Sainz ficou com o terceiro tempo, aquele registrado de pneus médios. Mas Hamilton, Russell e Alonso também se lançaram à casa de 1min16s.
Fórmula 1 2024, GP da Austrália, Melbourne, treino livre 3:
1 | C LECLERC | Ferrari | 1:16.714 | ||
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT Honda | 1:16.734 | +0.020 | |
3 | C SAINZ | Ferrari | 1:16.791 | +0.077 | |
4 | L HAMILTON | Mercedes | 1:16.806 | +0.092 | |
5 | G RUSSELL | Mercedes | 1:16.886 | +0.172 | |
6 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:16.997 | +0.283 | |
7 | S PÉREZ | Red Bull RBPT Honda | 1:17.014 | +0.300 | |
8 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:17.087 | +0.373 | |
9 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:17.341 | +0.627 | |
10 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:17.490 | +0.776 | |
11 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:17.673 | +0.959 | |
12 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:17.752 | +1.038 | |
13 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:17.759 | +1.045 | |
14 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:17.876 | +1.162 | |
15 | E OCON | Alpine | 1:17.920 | +1.206 | |
16 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:17.941 | +1.227 | |
17 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:17.961 | +1.247 | |
18 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:17.963 | +1.249 | |
19 | P GASLY | Alpine | 1:18.390 | +1.676 |
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