Leclerc reitera poderio da Ferrari e lidera último treino livre para GP da Austrália

A Ferrari é mesmo a favorita à pole? Ao menos é a impressão que fica ao Charles Leclerc liderar o terceiro e último treino livre em Melbourne

Quem é a grande favorita para a pole-position que será decidida logo mais? A força da Red Bull torna impossível chamar os taurinos de azarões, mas a Ferrari é sem dúvidas quem mais mostrou poderio, ao menos em ritmo de volta lançada, até aqui. Charles Leclerc reforçou a impressão e voltou a liderar. No terceiro e último treino livre, realizado ainda na noite da sexta-feira (22), segundo o horário brasileiro, o monegasco voltou à ponta da tabela da Fórmula 1.

Leclerc registrou o tempo de 1min16s714 já com o cronômetro zerado. A marca é melhor até do que a da pole do ano passado, registrada por Max Verstappen, de 1min16s732. O tricampeão, inclusive, ficou somente 0s002 mais lento que o tempo que cravou na pole de 2023 e terminou o treino em segundo.

Carlos Sainz foi o terceiro e encerrou de vez as dúvidas sobre condições para a sequência do fim de semana. Após liderar mais da metade da atividade com uma volta registrada de pneus médios, que só caiu quando o asfalto viu a temperatura esquentar e chegar a 30°C, ficou com o terceiro posto ao melhorar também no fim, de macios. Sainz, aliás, também andou na casa de 1min16s7, mesma de Leclerc, e com os pneus médios.

Ainda no 1min16s, vieram Lewis Hamilton, George Russell e Fernando Alonso, enquanto Sergio Pérez, Oscar Piastri, Lance Stroll e Lando Norris finalizaram o top-10. Após assumir o carro do companheiro de equipe Logan Sargeant para o restante do fim de semana, Alexander Albon ficou na 13ª posição.

Carlos Sainz em Melbourne: espanhol liderou boa parte da sessão (Foto: Ferrari)

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Logo mais, a classificação começa às 2h (de Brasília, GMT-3) do sábado. No domingo, a largada está marcada para a 1h.

Confira como foi o TL3 do GP da Austrália de Fórmula 1:

Após um primeiro dia complicado grid afora, equipes e pilotos chegaram ao sábado australiano cruzando os dedos por mais tempo de pista e menos questões a resolver. Ao menos do ponto de vista climático, as coisas não eram tão complicadas. A temperatura ambiente estava em 18°C, com asfalto em 26°C. Os ventos chegavam a rajadas de 31 km/h e, portanto, razoavelmente altos. A FIA também posicionava chances de chuva para o treino como 30%.

Uma decisão específica marcara a sexta-feira. Após Alexander Albon bater durante o TL1, a Williams foi ao TL2 com somente um carro e, em seguida, entendeu que não teria como reparar o bólido em tempo para a corrida. Pudera, não levou um chassi extra a Melbourne. Assim, somente um carro continua no fim de semana. Mas, numa reviravolta daquelas, a equipe resolveu tomar o carro de Logan Sargeant e entregar a Albon. Assim, apesar de inocente, Logan está fora do restante do GP da Austrália.

Alexander Albon de volta à pista (Foto: Williams)

Com a bandeira verde acionada, o treino começou sem a correria das sessões da sexta-feira. A McLaren enviou Lando Norris e Oscar Piastri, enquanto Valtteri Bottas e Guanyu Zhou foram pela Sauber. As movimentações eram lentas, porém, tanto que nenhum deles estabeleceu volta cronometrada.

As primeiras voltas registradas foram de Max Verstappen e Sergio Pérez, dupla da Red Bull, calçados de pneus médios. Sem muito alarde, apenas com simulações de corrida. E um aviso de Verstappen. “Meus freios não estão funcionando. Não estão cravando”, relatou. A equipe respondeu perguntando se dava para continuar ou gostaria de trocar, ao que o tricampeão afirmou que tentaria de novo. Como ficou no traçado e acelerou o passou, ficou claro que a preocupação diminuiu.

Foi apenas com mais de 20 minutos que Carlos Sainz se tornou o primeiro piloto a registrar volta rápida fora da dupla da Red Bull. Charles Leclerc passaria em seguida. Bem lentamente, as equipes começavam a soltar os pilotos e os primeiros pneus macios apareciam — embora não em Red Bull ou Ferrari. Mas Verstappen resolvia melhorar e baixava a liderança para 1min17s100.

Mesmo de macios, duplas de McLaren e Mercedes não passavam nem perto de Ferrari e Red Bull de médios. Na realidade, os pneus macios não davam a impressão de funcionar bem para ninguém, provavelmente por conta das temperaturas mais baixas. A questão posta era que a expectativa da classificação mostrava pouco calor a mais que o treino.

Oscar Piastri, piloto da casa (Foto: McLaren)

Com cerca de 25 minutos de atividade, Sainz virou 1min16s791 e tomou a dianteira, ainda usando pneus médios. Na marca de metade do treino, Sainz e Leclerc eram os dois primeiros, seguidos por Verstappen e Pérez. George Russell, Hamilton, Lance Stroll, Fernando Alonso, Piastri e Kevin Magnussen completavam o top-10.

E dá-lhe reclamação para Leclerc. “O que é certo é que em algum momento vamos pegar uma Aston Martin lenta no meio da pista”, falavam ao se deparar com tráfego causado por Stroll.

“Onde está o tempo, cara?”, questionava um frustrado Hamilton no rádio. Nada da Mercedes entrar no ritmo forte na Austrália ainda. E era visível que buscava tudo do carro, inclusive ao melhorar o tempo mesmo quase escapando em determinado momento na sequência da complicada curva dez.

Com o carro que era do companheiro de equipe 24 horas atrás, Albon também quase viu a traseira ir embora. No rádio, avisava que os pneus macios tinham “terminado ainda na curva nove”. O primeiro teste dos pneus C5 na temporada ainda mostravam muitas interrogações.

George Russell em ação no TL3 (Foto: Mercedes)

Finalmente, após 45 minutos, alguém furava a fila dos quatro primeiros. Piastri cravou bom tempo e subiu para frente das rivais da Red Bull, na terceira colocação. Além disso, com direito ao melhor primeiro setor da pista. “É incrível o que acontece quando eu paro de ser um idiota na curva um”, vibrou no rádio. O piloto da casa era o melhor entre aqueles que utilizavam pneus macios.

A próxima reclamação era de Russell. “Pessoal, toda hora eu encontro Lewis na minha frente em pontos da pista”, falou. Como são pilotos da mesma equipe, é necessário que a equipe sincronize as localizações de ambos, algo que não estava acontecendo.

Quando a marca dos dez minutos para o final caiu e já existia certa conformação com o fato de que os macios não conseguiam bater os pneus médios, o asfalto esquentou um pouco, cruzou a marca dos 30°C de temperatura e fez com que as coisas melhorassem.

As marcas foram melhorando uma a uma, para quase todos os pilotos, mas Sainz mantinha a monta anotada de médios. E foi assim até o cronômetro zerar. Cerca de um minuto depois da bandeira quadriculada, passou Verstappen com um forte 1min16s734, apenas 0s002 mais lento que a pole dele mesmo no ano passado.

Max Verstappen foi o segundo colocado (Foto: Red Bull)

Verstappen na frente, então? Que nada! Segundos após Max, Leclerc virou 1min16s714 para garantir que a Ferrari terminasse com mais uma liderança de treino livre. Sainz ficou com o terceiro tempo, aquele registrado de pneus médios. Mas Hamilton, Russell e Alonso também se lançaram à casa de 1min16s.

Fórmula 1 2024, GP da Austrália, Melbourne, treino livre 3:

1C LECLERCFerrari1:16.714  
2M VERSTAPPENRed Bull RBPT Honda1:16.734+0.020 
3C SAINZFerrari1:16.791+0.077 
4L HAMILTONMercedes1:16.806+0.092 
5G RUSSELLMercedes1:16.886+0.172 
6F ALONSOAston Martin Mercedes1:16.997+0.283 
7S PÉREZRed Bull RBPT Honda1:17.014+0.300 
8O PIASTRIMcLaren Mercedes1:17.087+0.373 
9L STROLLAston Martin Mercedes1:17.341+0.627 
10L NORRISMcLaren Mercedes1:17.490+0.776 
11Y TSUNODARB Honda1:17.673+0.959 
12V BOTTASSauber Ferrari1:17.752+1.038 
13A ALBONWilliams Mercedes1:17.759+1.045 
14G ZHOUSauber Ferrari1:17.876+1.162 
15E OCONAlpine1:17.920+1.206 
16N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:17.941+1.227 
17K MAGNUSSENHaas Ferrari1:17.961+1.247 
18D RICCIARDORB Honda1:17.963+1.249 
19P GASLYAlpine1:18.390+1.676 

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