Williams age com pragmatismo, tira Sargeant do GP da Austrália e entrega carro a Albon

Alexander Albon vai participar do GP da Austrália de Fórmula 1, no fim das contas. O custo é a ausência de Logan Sargeant

O grid do GP da Austrália de Fórmula 1 na temporada 2024 vai contar com 19 carros apenas. A Williams terá somente um representante para fazer último treino livre, classificação e corrida: e será justamente o causador da mazela, Alexander Albon. A equipe escolheu Albon e resolveu sacar Logan Sargeant do restante das atividades.

A ausência do carro original de Albon acontece porque o piloto estampou o muro da curva sete do Albert Park, mesmo trecho onde batera na corrida do ano passado. A pancada foi forte e destruiu o chassi, bem como danificou motor e câmbio. Como a Williams não levou um chassi extra e somente poucas peças sobressalentes para a longa viagem até a Austrália, não tem como consertar o carro.

A partir desta definição, houve uma decisão a ser tomada: manter as coisas como naturais e deixar Sargeant terminar o fim de semana ou agir com pragmatismo, tirar o bólido das mãos do inocente Logan e passar para Albon. A Williams optou pela segunda alternativa, visto que o tailandês tem sido o piloto principal nos últimos anos. Em 2023, Alex anotou 27 dos 28 pontos da escuderia inglesa na temporada, com Sargeant ficando com o tento restante.

“É inaceitável na F1 dos dias modernos não ter um chassi extra, mas é um reflexo do quanto estávamos atrasados durante o período de intertemporada”, afirmou o chefe de equipe James Vowles. “E uma ilustração dos motivos pelos quais precisamos passar por mudanças significativas para nos colocarmos em melhor posição para o futuro”, fechou.

Alex Abon estampou o muro da curva sete. Carro precisou ser guinchado (Foto: AFP)

Albon se acidentou, é bom reiterar, no mesmo trecho da pista em que estampou o muro no GP da Austrália de 2023. Foi na região do miolo do traçado, onde as curvas se tornam zigue-zague.

O piloto da Williams perdeu completamente o controle do carro ao tocar a zebra da curva seis, que leva ao lado esquerdo do traçado do Albert Park, e não conseguiu consertar antes de pegar o muro da curva sete. O carro ainda deslizou até ficar parado na curva oito. Com isso, já não participou do TL2.

Sargeant teve a chance de andar no TL2 e mostrar força na pista, mas rodou sozinho e depois fez uma segunda viagem fora da pista.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Logo mais, ainda na sexta-feira, o TL3 está marcado para as 22h30 (de Brasília, GMT-3). Depois, a classificação começa às 2h do sábado; no domingo, a largada está marcada para a 1h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A pancada de Albon durante TL1 na Austrália (Vídeo: Reprodução/F1 TV)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.