Leclerc supera Sainz por pouco e lidera 1-2 da Ferrari no TL1 do GP da Espanha

O primeiro treino livre da Fórmula 1 em Barcelona apresentou as novidades das equipes, algo muito esperado. O resultado não foi tão novo assim: Charles Leclerc liderou

FERRARI VIRA FISCAL DO TETO DE GASTOS + F1 2022 COM 22 CORRIDAS | TT GP #53

Finalmente, chegou o primeiro dia de pista da Fórmula 1 em Barcelona. Não que tenha sido uma longa espera desde Miami, foi apenas o tradicional período de duas semanas, mas a expectativa era grande para ver o que as equipes tinham a oferecer de atualizações nos carros no começo da perna europeia do campeonato de 2022. Nesta sexta-feira (20), com todos na pista, o TL1 mostrou, sim, novidades. No fim das contas, quem liderou não foi tão diferente assim do que vinha acontecendo: Charles Leclerc.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Enquanto os carros andaram de pneus duros e médios, Max Verstappen teve pequena vantagem para os rivais de vermelho. Assim que os pneus macios entraram em ação, porém, na segunda metade da atividade, deu Ferrari. Leclerc foi somente 0s079 mais rápido que Carlos Sainz ao liderar com 1min19s828. Verstappen foi o terceiro, mas 0s336 atrás.

O quarto elemento na briga entre as duas equipes não estava presente. Sergio Pérez foi um dos três pilotos titulares do grid que deram lugar a um reserva de suas respectivas equipes para a sessão. Jüri Vips teve problema de alguma ordem no começo e nunca foi posto para dar voltas realmente velozes, então ficou no fundo da tabela de tempos. Aliás, os dois outros reservas que participaram foram Nyck de Vries, no lugar de Alexander Albon na Williams, e Robert Kubica, na vaga de Guanyu Zhou na Alfa Romeo.

De Vries é um ponto interessante do TL1. Apesar de terminar somente na 18ª colocação, o piloto campeão da F2 e da Fórmula E foi mais rápido que o titular Latifi por cerca de 0s1. Fato a se considerar num momento em que se discute a continuidade do canadense após 2022.

Leclerc, Sainz e Verstappen foram os três mais rápidos, enquanto George Russell, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Lando Norris, Pierre Gasly, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda fecharam o top-10 de uma sessão sem interrupções.

GRANDE PRÊMIO cobre in loco as ações da categoria no Circuito de Barcelona-Catalunha com Eric Calduch e, além disso, acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL. O segundo treino livre está marcado para as 12h [de Brasília, GMT-3].

Começo na Espanha foi bom para Charles Leclerc (Foto: Ferrari)
Paddockast #148: O que está em jogo no GP da Espanha mais pesado dos últimos tempos

Confira como foi o TL1:

O céu estava totalmente aberto e dando passagem para o sol de Barcelona cair direto sobre a pista para o primeiro livre da sexta-feira da Fórmula 1. Apesar de o clima parar um pouco antes dos 30°C no ar, era o suficiente para a temperatura da pista chegar a 46°C antes do começo da sessão inicial.

Os carros novos, atualizados desde o GP de Miami, começavam a dar as caras. A Aston Martin tinha design tão diferente que começava a ser chamada de ‘Red Bull verde’ – tanto que a FIA confirmou que lançara uma investigação para saber se algum tipo de cópia ilegal fora feito. Por isso, sem qualquer surpresa, assim que o relógio permitiu, a pista começou a receber gente. Entre eles, Sebastian Vettel e Carlos Sainz.

Além dos dois, Jüri Vips no lugar de Sergio Pérez na Red Bull e Nyck de Vries na vaga de Alexander Albon na Williams. Robert Kubica demorou um pouco mais a sair, mas também seria mais um piloto reserva a aparecer no TL1 – na vaga de Guanyu Zhou, na Alfa Romeo.

Lance Stroll e a polêmica nova Aston Martin (Foto: Eric Calduch/GRANDE PRÊMIO)

Vettel e a polêmica nova Aston Martin apareciam com uma grelha aerodinâmica própria para teste de novos carros. Enquanto isso, De Vries fazia o possível para entender o F1 e travava os pneus na chicane de Barcelona. A Ferrari era quem já colocava um pouco de dinâmica e fazia volta rápidas primeiro com Sainz e, em seguida, Charles Leclerc.

Ao passo que as equipes se apressavam para ir à pista, a Haas seguia com os dois carros nos boxes após dez minutos. A equipe dos Estados Unidos comunicou, após Miami, que ainda demoraria mais algumas corridas para ter uma atualização maior no carro, então não prometia qualquer novidade para a Catalunha.

Como a Pirelli selecionou a gama mais dura de pneus para este fim de semana, com os compostos C1, C2 e C3, os pilotos abriram apostando bastante em conhecer os C1, pneus mais duros da temporada. Alguns iam de C2, mas os pneus macios do fim de semana demorariam bastante a aparecer.

Max Verstappen entrou na pista e apareceu pela primeira vez reclamando de um pouco com os espelhos retrovisores, mas rapidamente pulou para a dianteira. Vips, diga-se, também tinha de lidar com algumas questão, porque ficou bons minutos com a equipe mexendo no carro dentro da garagem antes de voltar ao traçado.

Nyck de Vries pegou a Williams de Alex Albon para TL1 em Barcelona (Foto: Williams)

Problema para Yuki Tsunoda, que informava a AlphaTauri no rádio de uma quebra no encosto do assento do carro; um pouco depois, Esteban Ocon também fazia a reclamação de que tinha dificuldades para mudar a direção do carro da Alpine. Nada muito dramático. A Haas também já desfilava suas cores pela pista.

Na marca de metade do treino, Verstappen liderava com a volta em 1min21s876 e pneus duros. Leclerc, George Russell, De Vries, Daniel Ricciardo, Nicholas Latifi, Pierre Gasly, Sainz, Fernando Alonso e Lando Norris fechavam o top-10.

Assim que a marca de 30 minutos ficou para trás, Sainz colocou os macios na Ferrari e foi ver o que dava para fazer. Sobrou, como era de se esperar: 1min19s907. Agora, sim, os pneus de faixa vermelha apareciam para valer.

Nos minutos seguintes, praticamente todo mundo entrou nos boxes para colocar pneus macios. Com Alonso, uma confusão, porque a Alpine pôs os médios e obrigou o bicampeão a entrar de novo justamente na volta seguinte. Russell fazia o segundo tempo, mas as voltas rápidas iam despencando rapidamente.

Hamilton quase acertou a traseira de Alonso um pouco depois. O espanhol estava mais lento e tentou abrir para a passagem do heptacampeão, mas o ponto no meio da curva dificultou as coisas e obrigou Lewis a ir à brita para escapar. O incidente foi colocado sob investigação pelos comissários – isso horas depois de Alonso dizer que a segunda punição que sofreu em Miami foi fruto da “incompetência dos comissários”.

A Ferrari se mantinha na frente de Verstappen com pneus macios. O holandês nem se aproximou tanto assim, ao passo que Leclerc andou melhor que Sainz por 0s079. Vips, enquanto isso, apenas fazia certos testes para a equipe austríaca, mas sem qualquer intenção de dar volta rápida. Estava 5s6 atrás de Leclerc, o que indicava que o trabalho era de outra ordem.

Os últimos dez minutos, que tradicionalmente servem de happy hour em treinos livres, foram bastante quietos. Nada muito diferente aconteceu. Vips chegou a ensaiar uma volta bem rápida após dois setores, mas abriu mão da volta na última parte. Nada mudaria nos primeiros lugares: liderança de Leclerc e 1-2 da Ferrari com Sainz.

F1 2022, GP da Espanha, Barcelona, TL1:

1C LECLERCFerrari1:19.828 27
2C SAINZFerrari1:19.907+0.07927
3M VERSTAPPENRed Bull RBPT1:20.164+0.33628
4G RUSSELLMercedes1:20.590+0.76228
5F ALONSOAlpine1:20.768+0.94024
6L HAMILTONMercedes1:20.811+0.98327
7L NORRISMcLaren Mercedes1:21.279+1.45124
8P GASLYAlphaTauri RBPT1:21.422+1.59423
9D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:21.737+1.90923
10Y TSUNODAAlphaTauri RBPT1:21.814+1.98628
11E OCONAlpine1:21.891+2.06326
12L STROLLAston Martin Mercedes1:21.920+2.09223
13R KUBICAAlfa Romeo Ferrari1:21.975+2.14720
14K MAGNUSSENHaas Ferrari1:22.089+2.26116
15M SCHUMACHERHaas Ferrari1:22.146+2.31821
16S VETTELAston Martin Mercedes1:22.164+2.33620
17V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:22.614+2.78625
18N DE VRIESWilliams Mercedes1:22.920+3.09228
19N LATIFIWilliams Mercedes1:23.011+3.18327
20J VIPSRed Bull RBPT1:24.138+4.31023
O QUE ALBON MOSTRA SOBRE PILOTOS DESCARTADOS NA FÓRMULA 1?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.