Leclerc termina na frente segundo dia de testes de pneus da Pirelli na pista de Mugello
A Pirelli focou em dois programas durante a atividade: dados para o desenvolvimentos dos pneus da F1 2025 e a reação do carro com os pneus protótipos para a F1 2026
Quatro pilotos da Fórmula 1 participaram do segundo dia de testes da Pirelli, nesta terça-feira (9), em Mugello, na Itália. Com uma leve trégua da chuva na Toscana, Liam Lawson assumiu o volante da Red Bull, enquanto Lando Norris foi à pista com a McLaren. A Ferrari participou da atividade somente nesta quarta-feira, com Carlos Sainz correndo no traçado pela manhã, antes de entregar a SF-24 para Charles Leclerc na parte da tarde.
Norris foi quem deu mais voltas no traçado italiano: 118, seguido de Lawson [116], Leclerc [79] e Sainz [77]. O melhor tempo do dia foi de Leclerc [1min21s053], seguido de Norris [1min21s302], Sainz [1min21s890] e Lawson [1min23s219].
De acordo com a Pirelli, os engenheiros da marca trabalharam em dois programas nos dois dias de testes. O primeiro foi realizado com a Red Bull e a Ferrari para que a marca italiana coletasse dados para focar no desenvolvimento dos pneus para a temporada 2025 da F1, especialmente os compostos mais duros que serão utilizados no ano que vem.
Já a McLaren rodou com um carro-mula para experimentar a reação do carro com os pneus protótipos da Pirelli para a temporada 2026 da categoria.
Nas primeiras horas, os carros foram calçados com pneus intermediários por causa da pista molhada e forneceram à Pirelli “informações úteis, especialmente porque Mugello é uma pista muito exigente”. A partir das 11h, os pilotos passaram a correr com pneus macios para cumprir o cronograma planejado.
A próxima etapa do programa de desenvolvimento da Pirelli para os pneus da F1 2025 está marcado para 25 de outubro, durante a segunda sessão de treinos livres do GP da Cidade do México, onde a marca estuda inclusão do C6 no próximo ano. Já o trabalho de testes dos protótipos dos carros da temporada 2026 recomeça nos dias 13 e 14 de novembro, na França.
A Fórmula 1 retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.