Leclerc troca controle eletrônico do motor e perde pelo menos 10 posições no Canadá

Ainda que a Ferrari tenha, aparentemente, salvo o turbo do terceiro motor de Charles Leclerc, o monegasco vai ter de encarar, sim, uma punição de grid no GP do Canadá. Por trocar o controle eletrônico, Leclerc já perde dez posições de largada em Montreal, mas que podem virar ainda mais caso a equipe decida mexer em mais peças

A Ferrari decidiu trocar o controle eletrônico do motor de Charles Leclerc após as duas sessões de treinos livres lideradas por Max Verstappen. Com isso, o monegasco foi punido com dez posições para o grid de largada do GP do Canadá, que será disputado neste domingo (18).

A equipe italiana chegou à Montreal no esquema “colcha de retalhos”, usando diferentes peças no limite pra que nenhuma estourasse em punição, mas não deu. Chegou-se a cogitar uma troca antes do TL1 desta sexta-feira (17), mas não se concretizou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A falha na unidade de potência da Ferrari de Leclerc aconteceu durante o GP do Azerbaijão e a equipe chegou a afirmar que os danos sofridos na corrida azeri eram “além do reparo”.

Mesmo tendo salvo o turbo de motor, a equipe vai utilizar o terceiro conjunto eletrônico da temporada, o que automaticamente acarreta a este tipo de punição, segundo o regulamento da FIA.

Charles Leclerc tomou 10 posições no grid em Montreal (Foto: Ferrari)

Esta pode não ser a única punição de Leclerc para a corrida de domingo, caso a Ferrari decida fazer a troca de mais peças no SF-75. Durante o TL2, o engenheiro do monegasco, Xavier Marcos Padros, disse ao piloto que não conseguiu ter um desempenho melhor durante a sessão devido ao problema no turbocompressor.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades em Montreal AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o TL3 está marcado para as 14h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação começa às 17h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.