Ferrari diz que motor que causou quebra de Leclerc em Baku tem danos “além do reparo”

Charles Leclerc corre sério risco de começar o GP do Canadá dez posições atrás do melhor tempo que conquistar na classificação de sábado. A Ferrari confirmou que a unidade de potência de Baku tem danos irreparáveis

A Ferrari começa o fim de semana para o GP do Canadá com um problema sério decorrente ainda da última etapa, disputada no Azerbaijão. A equipe italiana confirmou que os problemas no motor do carro de Charles Leclerc, que levaram o monegasco ao abandono em Baku, estão “além do reparo”, o que significa que o piloto corre o risco de perder dez posições no grid da corrida de domingo, caso a troca se confirme.

Leclerc vinha na liderança da corrida do último domingo quando viu seu motor estourar. O abandono do #16 somou-se ao do companheiro Carlos Sainz, que já havia deixado a prova no início por um problema hidráulico, fazendo a Ferrari sair zerada da pista azeri.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Charles Leclerc abandonou em Baku após largar na pole (Foto: Ferrari)

A unidade de potência usada no Azerbaijão possuía o motor de combustão interna da etapa realizada na Espanha, porém reformado e aprovado para uso. “A investigação confirmou que a unidade de potência de Charles usada em Baku tem danos além do reparo”, disse a Ferrari.

“Uma causa possível dessa falha é que ela teria ocorrido em consequência dos problemas na unidade de potência na Espanha”, continuou a equipe, referindo-se à primeira quebra de Leclerc na temporada, em Barcelona. “Agora, estamos trabalhando em contramedidas para fortalecer o pacote, e a situação está sob controle”, concluiu.

LEIA MAIS
Ferrari arranja solução para carro de Sainz em Montreal, mas tem dúvidas sobre Leclerc

A tentativa de salvar Leclerc de uma possível punição é uma configuração de motor totalmente nova para Montreal, uma vez que o sistema da unidade de potência usada em Baku foi considerado irreparável. Mesmo assim, como o piloto já está no seu terceiro motor de uso, ainda corre sérios riscos de começar o GP do Canadá dez posições atrás do tempo que conquistar na classificação de sábado, uma vez que o regulamento determina tal punição caso a nova troca aconteça.

Leclerc não vence desde o GP da Austrália, terceira etapa do Mundial. O monegasco enfrentou dois abandonos e viu não só o principal adversário, Max Verstappen, assumir a ponta, como ainda perdeu o segundo posto para Sergio Pérez.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.