Verstappen vai bem de novo, supera Ferrari e lidera TL2 no Canadá. Pérez é 11º
Assim como no TL1, holandês comandou segunda e última sessão da sexta-feira em Montreal. Atual campeão mundial ficou à frente de Leclerc e Sainz, enquanto Pérez foi mal e acabou fora do top-10
Max Verstappen 2, resto do grid 0. A Fórmula 1 voltou ao Circuito Gilles Villeneuve no início da noite desta sexta-feira (17) para o segundo treino livre do GP do Canadá e viu o atual campeão mundial mais uma vez liderar, assim como na sessão inicial. Diferentemente da chuva, a força da Red Bull definitivamente deu as caras em Montreal.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Relacionadas
A Ferrari, enquanto isso, coça a cabeça para pensar em como superar os taurinos. Charles Leclerc, é verdade, ficou mais próximo do rival Verstappen no TL2: segunda posição para o monegasco, 0s081 atrás do líder. Carlos Sainz completou o top-3 da sessão derradeira da F1 nesta sexta-feira.
E Sergio Pérez? O mexicano pouco andou na pista canadense, mas quando o fez, não mostrou ritmo relevante. 1min15s167 para ‘Checo’, 1s040 atrás do companheiro de equipe, bom suficiente somente para o 11º posto do segundo treino livre.
Quem mais uma vez surpreendeu foi Sebastian Vettel, assim como Fernando Alonso. Os dois veteranos deram continuidade ao bom momento do TL1 e apareceram em 4º e 5º na tabela de tempos, respectivamente. Pierre Gasly, George Russell, Lando Norris, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon completaram o top-10. Lewis Hamilton foi somente o 13º, evidenciando os problemas persistentes da “inguiável” Mercedes com os quiques.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o TL3 está marcado para as 14h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação começa às 17h.
Confira como foi o TL2 do GP do Canadá de F1:
No horário marcado, às 18h (de Brasília), os carros saíram à pista para a atividade derradeira da sexta-feira de Fórmula 1 em Montreal. Se havia ameaça de chuva, logo de cara era possível dizer que não iríamos ver água no TL2 – o sol fazia-se presente no início da sessão no Circuito Gilles Villeneuve.
Antes mesmo de qualquer piloto cravar alguma volta rápida, já tínhamos em mãos o primeiro acontecimento relevante do segundo treino livre. Isso porque, na saída para os boxes, a Aston Martin liberou Sebastian Vettel da garagem ‘em cima’ do carro de Kevin Magnussen, que reclamou via rádio. A FIA prometeu investigar.
Nos três minutos de sessão, somente Lando Norris, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e George Russell ainda não haviam ido à pista. Os dois primeiros logo saíram, a dupla da Mercedes ficou. Enquanto isso, Max Verstappen cruzava a linha de chegada em 1min15s618 de pneus médios, assumindo a liderança provisória.
Logo, Sergio Pérez se juntou ao companheiro de equipe no topo da tabela de tempos, com 1min16s388. Assim como no TL1, a Red Bull começou a segunda e última sessão do dia de maneira forte. Isso se comprovou ainda mais quando o atual campeão mundial, ainda de médios, baixou a própria marca para 1min15s096.
Pouco depois, a transmissão da FOM mostrou interação entre Charles Leclerc e a Ferrari. No pit-lane, a escuderia italiana pediu para o monegasco fazer duas ‘arrancadas’ de largada. O piloto retrucou e disse que não estava conseguindo, algo limitava a potência do motor. Resposta: “esse era o problema do turbo”. Vale lembrar que Leclerc escapou de punição mesmo com trocas no motor para o Canadá.
Enquanto isso, Verstappen seguia voando na pista. Nem mesmo o bom tempo marcado por Leclerc foi capaz de frear o holandês, que registrou 1min14s792 – ainda de médios – e colocou 0s496 de vantagem para o segundo colocado, que era justamente o monegasco. Detalhe: Leclerc registrou tempo com compostos macios.
Isso exemplificava a decisão da Ferrari de adotar estratégias diferentes com seus pilotos no começo do TL2, já que Carlos Sainz – que reclamava de piora nos quiques de sua F1-75, em comparação ao TL1 – andava na pista de pneus médios.
Na tabela de tempos, o assanhado Fernando Alonso continuava com ritmo impressionante. O espanhol da Alpine cravou 1min15s125 e tirou Leclerc da segunda posição, ficando atrás somente do líder Verstappen.
As reclamações dos quiques seguiam. O porpoising assolava não só a Ferrari, que viu Sainz voltar a dizer que “o nado do golfinho está muito ruim”, como também a Mercedes (como de praxe): Russell indicava que o W13 pulava durante toda a pista, mas ainda mais na curva 9.
Os problemas não paravam aí. A FIA anunciou investigação em Pierre Gasly após a sessão, já que o francês da AlphaTauri escapou da última chicane e não voltou à pista no lugar determinado, previamente, pela entidade. Enquanto isso, Valtteri Bottas acusava falha em sua Alfa Romeo e a equipe pedia para que o finlandês voltasse aos boxes.
Pouco antes da marca de 30 minutos completados do TL2, o safety-car virtual foi acionado. Acidente? Não. Uma lata de refrigerante foi jogada no circuito quando somente Lance Stroll, Alexander Albon, Yuki Tsunoda e Sebastian Vettel estavam na pista. Fiscal em ação e traçado liberado.
Bandeira verde e Bottas tentou voltar às ações, mas novamente sua Alfa Romeo apresentava quebra: novo retorno aos boxes. Enquanto isso, a Red Bull calçou pneus macios no RB18 de Verstappen e colheu os frutos da decisão pouco após: 1min14s127 para o holandês e liderança ainda mais assegurada, com marca 0s703 à frente de Leclerc.
Só que o monegasco logo encaixou ritmo. De pneus macios, o terceiro colocado do Mundial de Pilotos cravou 1min14s208 e ficou somente 0s081 atrás do rival da Red Bull. Os taurinos, há de se destacar, só contavam com Verstappen na disputa contra a Ferrari no TL2: Sergio Pérez, a 25 minutos do fim, encontrava-se somente na décima colocação, 1s040 atrás.
LEIA TAMBÉM
+ Red Bull e Mercedes pedem mais estudos sobre nova diretriz: “Efeito-solo é um problema”
Vettel, mantendo o bom momento da Aston Martin na sexta-feira de F1 no Canadá, na quarta posição, reclamou que algo se soltou dentro do carro inglês na última chicane. Ida aos boxes para o tetracampeão mundial, enquanto as ações de pista esfriavam.
Nos últimos minutos de TL2, pouco aconteceu. Daniel Ricciardo e Guanyu Zhou se desentenderam na pista, mas nada demais: o chinês pensou que o australiano não vinha em volta rápida e não deu passagem, mas o piloto da McLaren pouco deu importância e só mencionou “trânsito” no rádio. Enquanto isso, a Red Bull informava Verstappen de que chuva, mesmo, só 30 minutos após o fim da sessão.
Como de praxe, a reta final foi para as equipes testarem ritmo de corrida e realizar análises de dados. Alonso mostrou boa velocidade na sequência com pneus duros, enquanto Bottas não teve essa oportunidade – as falhas em sua Alfa Romeo o impediram de sequer marcar uma voltinha rápida. De destaque, mesmo, só a declaração de Hamilton via rádio: “o carro está inguiável”. Trabalho a fazer, Mercedes. É aguardar com ansiedade o sábado de F1 no Canadá.
F1 2022, GP do Canadá, Montreal, TL2:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:14.127 | 32 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:14.208 | +0,081 | 31 |
3 | C SAINZ | Ferrari | 1:14.352 | +0,225 | 31 |
4 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:14.442 | +0,315 | 34 |
5 | F ALONSO | Alpine | 1:14.543 | +0,416 | 24 |
6 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:14.879 | +0,752 | 33 |
7 | G RUSSELL | Mercedes | 1:14.971 | +0,844 | 30 |
8 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:14.987 | +0,860 | 30 |
9 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:15.033 | +0,906 | 30 |
10 | E OCON | Alpine | 1:15.119 | +0,992 | 31 |
11 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:15.167 | +1,040 | 28 |
12 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:15.396 | +1,269 | 33 |
13 | L HAMILTON | Mercedes | 1:15.421 | +1,294 | 24 |
14 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:15.499 | +1,372 | 33 |
15 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:15.516 | +1,389 | 34 |
16 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:15.526 | +1,399 | 30 |
17 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:15.567 | +1,440 | 37 |
18 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:16.171 | +2,044 | 29 |
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:16.509 | +2,382 | 27 |
20 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 2 |