Leclerc dá volta por cima, bate Verstappen e conquista pole do GP de Miami de F1

A primeira classificação da história em Miami deu uma nova praça para a estatística da pole-position na Fórmula 1. E quem aproveitou foi Charles Leclerc, que sai na ponta amanhã

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: CLASSIFICAÇÃO GP DE MIAMI DE F1 | Briefing

A Fórmula 1 realizou o primeiro treino de classificação da história do GP de Miami. No fim de tarde deste sábado (7), os carros tomaram a pista no calor e com o céu nublado na pista localizada ao lado do estádio Hard Rock, na região de Miami Gardens, para que alguém fosse o pioneiro: pole-position #1 do evento. O título acabou mesmo nas mãos de Charles Leclerc, o mais rápido na pista.

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Desde os primeiros movimentos, estava claro que seria mesmo um duelo – mais um – entre Red Bull e Ferrari. Ou, como Carlos Sainz não parecia se aproximar, entre Red Bull e Charles Leclerc. O brilhareco da Mercedes na sexta-feira, ao ser mais veloz do dia, ficou para trás. O carimbo sobre a Mercedes foi a eliminação de Russell no Q2, na 12ª colocação.

No Q3, entretanto, Sainz acordou. Mostrou que conseguiu se recuperar totalmente do acidente da sexta-feira e, desta maneira, colocou os dois carros vermelhos em condição de conquistar a pole. Na primeira volta rápida, Max Verstappen fez volta impressionante para baixar de 1min29s, algo que ninguém mais conseguiu. Havia mais uma chance, porém. Nela, a Ferrari se fez. Leclerc fez primeiro setor ótimo e segundo ainda melhor para assegurar 1min28s796. Sainz vinha em seguida e, apesar do melhor primeiro setor, foi pior nos dois outros e ficou 0s195 atrás – mas 0s005 melhor que Verstappen. O holandês errou na tentativa derradeira e ficou em terceiro.

Sergio Pérez completou o top-4 da forma como era esperada, enquanto Valtteri Bottas se consolidou como melhor do resto. Lewis Hamilton fez o sexto tempo, ao passo que Pierre Gasly, Lando Norris, Yuki Tsunoda e Lance Stroll finalizaram, nesta ordem, a lista de dez primeiros colocados.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Miami AO VIVO E EM TEMPO REAL. No domingo, a largada está marcada para as 16h30 [de Brasília, GMT-3].

Charles Leclerc sai na frente na corrida de Miami (Foto: Ferrari)
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Confira como foi a classificação:

Q1 – Leclerc lidera e Hamilton se salva em meio ao tráfego na pista

Antes mesmo da permissão para os carros tomarem a pista na classificação de Miami, a primeira notícia importante apareceu: Esteban Ocon, que bateu firme na curva 14 no treino de mais cedo, não teria condições de entrar na pista e, assim, largaria mesmo na última colocação da corrida. Para os 19 outros carros, hora de classificar.

Ninguém queria perder tempo: em 30 segundos, 13 carros já estavam na pista. O primeiro deles fora Kevin Magnussen, mas era somente um detalhe. O tráfego era evidente no começo. Diferente da manhã, quando os tempos ficaram relativamente altos, já tombaram bastante nos minutos iniciais. Max Verstappen deixou 1min30s235 para ser o primeiro ponteiro representativo na tabela.

Na seara de voltas canceladas, o primeiro a ter foi Pierre Gasly, por desrespeitar os limites da pista na curva 15. A Mercedes eram quem começava a se animar: depois do TL3 desesperador, George Russell começava bem e andava na casa de 1min30s7.

Apesar de Russell ir bem, Lewis Hamilton ainda tinha dificuldades e ficava perto da zona da eliminação, mas ainda com bastante tempo pela frente. Lance Stroll aparecia entre os seis primeiros, mas, com dez minutos de Q1, as voltas entravam em ritmo de queda vertiginosa.

Charles Leclerc deu o cartão de visitas com um voltaço. O líder do campeonato cravou 1min29s474 e saltou para a frente. Verstappen também baixou da casa de 1min30s, mas ainda 0s3 mais lento que o rival.

Mais atrás, Alonso avisava a Alpine que relou no muro da curva 16 – Hamilton também escapou da pista. O heptacampeão era somente o 16º colocado quando retornou aos boxes para trocar de pneus e tentar encontrar uma volta necessária para avançar.

Antes de Lewis ter nova possibilidade, Mick Schumacher ia bem e saía do problema ao entrar no top-10. Mas Hamilton colou logo na sequência, acertou o tempo e cravou o quinto lugar.

O próximo a tentar se salvar era Alonso. E, para o bem da Alpine, conseguiu no último momento. Vettel fez o mesmo após ser empurrado. O fim do Q1 teve tráfego de uma série de carros lentos querendo abrir volta rápida e bandeira branca da direção de prova. Tudo para abrir caminho para quem de fato fosse andar.

No fim das contas, Kevin Magnussen, Guanyu Zhou, Alexander Albon e Nicholas Latifi foram os eliminados e se juntaram, nas últimas colocações, a Ocon.

Alexander Albon foi um dos eliminados no Q1 (Foto: Williams)

Q2 – Acabou o otimismo: Russell é eliminado com a 12ª colocação

A parte intermediária da classificação começou sem tempo para que os pilotos negociassem com a realidade. Era necessário sair de cara para dar volta rápida. Schumacher foi o primeiro a dar volta, mas Leclerc e Sainz já surgiram em seguida na casa de 1min29s.

A Red Bull foi ainda melhor. Verstappen fez 1min29s202, enquanto Pérez passou 0s4 atrás e em segundo. Se houve uma correria para dar voltas rápidas assim que possível, teve gente que preferiu esperar bem mais. Somente com oito minutos para o fim, vieram as duas Aston Martin, Alonso e Russell. Os quatro se propuseram, assim a ficarem com uma chance a menos.

Hamilton aparecia em quinto e seguido por Pierre Gasly e Valtteri Bottas. Russell veio, enfim, mas teve de tirar o pé após sambar na pista com o carro. Desde o TL3, George tem relatado certos problemas com o pneu macio. No rádio, ainda questionou a Mercedes pelo carro quicar demais. O porpoising voltou.

A segunda série de voltas rápidas apareceu. Leclerc, então, adiantou-se para anotar o melhor tempo: 1min29s130. Yuki Tsunoda aparecia em nono e era mais um avisar no rádio que tocaram o muro, mas nada grave. Pistas de rua…

Foi só com quatro minutos para o fim que Russell conseguiu se lançar ao top-10, em sétimo, ainda atrás de Hamilton. Naquele momento, as duas McLaren, as duas Aston Martin e Schumacher apareciam na zona de eliminação.

Apenas dois minutos para o final e 13 dos 15 carros estavam na pista: somente Verstappen e Daniel Ricciardo apareciam no pit-lane. O australiano logo saiu para tentar se salvar, mas Max ficou. Não estava muito interessado em disputar a ponta do Q2.

Assim como no Q1, as voltas caíram loucamente daí para frente. Norris voou e entrou na terceira colocação, enquanto Stroll e Vettel chegaram a passar no top-10, mas o tetracampeão caiu de novo. Russell também chegou a estar ali, mas não resistiu. O terrível Q2 do inglês terminou com a eliminação. Do 11º 1o 15º lugares, Alonso, Russell, Vettel, Ricciardo e Schumacher. Seb se lamentou com a equipe: errou na chicane final.

George Russell caiu no Q2 em Miami (Foto: Mercedes)

Q3 – Tudo vermelho: Leclerc pole, Sainz em segundo

Ferrari versus Red Bull. As quatro possibilidades estavam abertas no começo do Q3 e da disputa pela pole em Miami. Ninguém esperou demais para sair à pista: os dez que ainda seguiam vivos saíram praticamente juntos.

Logo de cara, Leclerc fez 1min29s055 e largou na ponta. Mas durou muito pouco, porque Verstappen baixou da casa de 1min29s. Num giro impressionante, fez 1min28s991. Leclerc e Sainz estavam, respectivamente, 0s064 e 0s080 atrás. Pérez vinha em quarto.

Após o fim da primeira rodada de voltas rápidas e já com todo mundo de volta aos boxes para trocar pneus, Bottas era o melhor do resto, à frente de Hamilton. Norris, Tsunoda, Stroll e Gasly fechavam o top-10.

O primeiro postulante à pole a abrir a volta derradeira foi Leclerc, seguido por Sainz, Verstappen e Pérez. E o monegasco voou. Com 1min28s796, assumiu a ponta – Sainz fez o segundo tempo. Já Verstappen fez primeiro setor ruim e desistiu. Pérez ficou mesmo em quarto. Pole de Leclerc, primeira fila da Ferrari. Verstappen teve de amargar a terceira colocação.

F1 2022, GP de Miami, Grid de largada:

1C LECLERCFerrari1:28.796 
2C SAINZFerrari1:28.986+0,190
3M VERSTAPPENRed Bull RBPT1:28.991+0,195
4S PÉREZRed Bull RBPT1:29.036+0,240
5V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:29.475+0,679
6L HAMILTONMercedes1:29.625+0,829
7P GASLYAlphaTauri RBPT1:29.690+0,894
8L NORRISMcLaren Mercedes1:29.750+0,954
9Y TSUNODAAlphaTauri RBPT1:29.932+1,136
10L STROLLAston Martin Mercedes1:30.676+1,880
11F ALONSOAlpine1:30.160+1,364
12G RUSSELLMercedes1:30.173+1,377
13S VETTELAston Martin Mercedes1:30.214+1,418
14D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:30.310+1,514
15M SCHUMACHERHaas Ferrari1:30.423+1,627
16K MAGNUSSENHaas Ferrari1:30.975+2,179
17G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:31.020+2,224
18A ALBONWilliams Mercedes1:31.266+2,470
19N LATIFIWilliams Mercedes1:31.325+2,529
20E OCONAlpine NC
  Tempo 107%1:35.012+6,216
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