A renovação de contrato com Monza para continuar a receber o GP da Itália, uma das provas mais tradicionais do Mundial de F1, já tem preço determinado por Bernie Ecclestone, o chefe supremo do esporte: pouco mais de € 25 milhões, algo em torno de R$ 110 milhões por temporada. Sticchi Damiani, presidente do Automóvel Clube da Itália, tem liderado as negociações com Ecclestone em busca de um acordo para renovar o vínculo do lendário circuito com a FOM (Formula One Management) por pelo menos mais sete temporadas.
Damiani disse à revista italiana ‘Autosprint’ que as conversas estão relativamente avançadas, “perto de um desfecho e da assinatura, mas alguns pontos seguem sem resolução”.
Para a festa dos tifosi, a renovação da F1 com Monza está prestes a ser consumada. Mas a um custo bem alto (Foto: AP)
Já à agência de notícias ‘Italpress’, o presidente do Automóvel Clube da Itália revelou as cifras exigidas por Bernie para renovar o contrato com Monza, que recebe o GP da Itália desde 1950, exceção feita a 1980, quando a prova aconteceu em Ímola.
“Ecclestone pediu mais de € 25 milhões (R$ 110 milhões), uma taxa superior a que estamos pagando hoje, mas inferior ao que é pago em outras corridas. Baku, por exemplo, vai pagar cerca de US$ 138 milhões (R$ 567 mi) por três anos”, comentou, também revelando o valor acertado entre Ecclestone e o governo do Azerbaijão, que vai receber a F1 pela primeira vez neste ano com a realização do GP da Europa.
Um dos principais fatores que baseiam a confiança de Damiani diz respeito à aprovação da mudança na Lei de Estabilidade promovida pelo Senado da Itália, que permite que o Automóvel Clube faça uso de dinheiro público para financiar a corrida. Tudo para garantir a permanência do GP da Itália em Monza.
“O Autódromo de Monza teve momentos difíceis, mas o pior já passou e agora estamos próximos de assinar um contrato com Ecclestone para ter a F1 em Brianza por mais sete anos. Vamos vencer uma batalha que levou a ACI a fazer sacrifícios tremendos”, disse o dirigente.
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