Chefe da AlphaTauri diz que sabia desde 2007 que Vettel seria “piloto muito grande”

Franz Tost, chefe da Toro Rosso desde aqueles tempos, falou que soube rapidamente que Sebastian Vettel era especial

FORA VERSTAPPEN, ALGUM PILOTO JOVEM MUDA EQUIPE DE PATAMAR NA FÓRMULA 1? | TT GP #64

É verdade que Sebastian Vettel entrou na Fórmula 1 por meio da BMW, em 2007, mas foi apenas por uma corrida antes de partir de vez para a antiga Toro Rosso — atual AlphaTauri —, equipe ‘B’ da Red Bull. O chefe da equipe italiana não mudou desde então, segue sendo Franz Tost. Que teve muito a elogiar. Segundo ele, foi fácil saber que Vettel era um sujeito diferente.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Tost lembrou bem como foi cruzar o caminho com o então novato de 20 anos de idade. Um ano depois, em 2008, Vettel e Tost comemorariam juntos a vitória do alemão no GP da Itália. A primeira da história da equipe. O suficiente para entender que havia um piloto especial em construção.

“As perguntas que ele fazia eram muito boas para um piloto jovem e tinha a vantagem de estar 100% comprometido com a Fórmula 1, ou outras categorias. Não era somente na BMW, mas desde a Fórmula 3 nas demais competições”, disse ao site da F1.

Franz Tost é chefe da AlphaTauri/Toro Rosso desde aquela época (Foto: Red Bull Content Pool)
Paddockast #160: Piastri, Ricciardo e o restante do grid da Fórmula 1 2023

“Na F1, quando chegou ao nosso time, trouxe sangue novo, novas ideias, era muito exigente e perguntava bastante. Entrava em detalhes, algo que é muito importante, e estava sempre de bom humor, ainda que tenha tido alguns problemas com o carro no começo. Mas empurrou a equipe para ir adiante e, como resultado, venceu uma corrida com a Toro Rosso, naquela corrida em Monza”, lembrou o chefe.

“Foi a primeira vitória dele e da Toro Rosso. A forma que ele trabalhava… Estava claro para mim que ele se transformaria num piloto grande. Depois, ganhou quatro campeonatos. Mas eu já estava convencido que ele seria campeão mundial na F1 se estivesse no lugar certo, na hora certa. Foi o caso com a Red Bull. Na Ferrari, também teve sucesso e venceu muitas corridas”, avaliou.

LEIA MAIS
+ Como Vettel quase foi parar na Honda antes de estrear na Fórmula 1 pela BMW
+ Vettel se tornou maior que esporte: é a história da F1 que queremos carregar

“Agora, decidiu sair da F1. Sentiremos sua falta. Eu, pessoalmente, claro, porque nos conhecemos bem. Seb é uma figura fantástica, sempre muito aberto, e teve uma carreira de muito sucesso. Desejo o melhor no futuro para ele e toda a família”, encerrou.

Vettel resolveu se aposentar da F1 ao fim desta temporada 2022.

SEBASTIAN VETTEL SE APOSENTA EM 2022: FÓRMULA 1 PERDE UM DOS GRANDES | WGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.