Chefe da McLaren festeja título de Construtores na F1: “Não é trabalho de um dia”

Andrea Stella exaltou a cristalina concorrente Ferrari e valorizou um título de muitos passos da McLaren na Fórmula 1. Dirigente italiano assumiu como chefe de equipe em dezembro de 2022

A McLaren concluiu o objetivo e conquistou o título mundial de Construtores da Fórmula 1. Com a vitória de Lando Norris no GP de Abu Dhabi, o time papaia conseguiu frear a recuperação da Ferrari e garantir o primeiro título em 26 anos com uma vantagem de 13 pontos sobre os rivais italianos.

O chefe de equipe Andrea Stella parabenizou a Ferrari pela dura briga entregue na disputa pelo Mundial. No total, a McLaren venceu 6 corridas em 2024 contra 5 dos italianos. O curioso é que Andrea trabalhou por muito tempo em Maranello, inclusive como engenheiro de corrida de Fernando Alonso.

“Quero parabenizar a Ferrari. Foi por coisa de pontos, detalhes, mas Ferrari e McLaren foram duas equipes que operaram e correram a nível mundial. Uma venceu, essa é a dura lei do esporte. As duas mereceram, então parabéns a Fred [Vasseur] e Ferrari, assim como os pilotos que mostraram uma classe cristalina. Não confiava que [Charles] Leclerc largaria, mas ele foi lá e provou”, declarou em entrevista à emissora italiana Sky Sports.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: McLaren quebra jejum de títulos, mas tem de saber que 2024 poderia ter sido bem maior

Lando Norris (Foto: AFP)

Stella assumiu o posto de chefe de equipe da McLaren em dezembro de 2022 após a surpreendente saída de Andreas Seidl para a Audi. O dirigente italiano ressaltou os diversos passos dados ao longo dos anos com o time de Woking, que chegou a ser nono colocado no Mundial em 2016 e 2017.

“Não é um trabalho de um dia. É um investimento que você faz nas pessoas. Estou trabalhando na McLaren há 10 anos, e quando virei chefe de equipe, 2 anos atrás, consegui me beneficiar do investimento feito nas pessoas nos últimos anos. Isso certamente deixou a minha vida tranquila, e ao longo dos anos na McLaren, refletimos a importância da mentalidade, de criar uma mentalidade vencedora e resiliência emocional”, seguiu.

“Esse esporte é uma selva. Existem picos, e você só resiste a essa selva se tiver a pele grossa. Isso requer anos de trabalho, e meus pensamentos estão em quantos passos foram dados, na maturidade deste grupo e o fato de que chegamos na última corrida mantendo os nervos. Foi uma necessidade para a corrida, especialmente considerando a primeira volta. Para mim, um momento emblemático foi nosso último pit-stop. Uma temporada em jogo e foi um dos mais rápidos. Uma das qualidades da McLaren é o fato que eu e Zak nos completamos perfeitamente”, concluiu.

Fórmula 1 retorna já semana que vem, com os testes de jovens pilotos e de pneus da Pirelli, também em Abu Dhabi. A temporada 2025 se inicia com o GP da Austrália, agendado para 16 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.