O GP do Canadá,
com Sebastian Vettel punido por deixar a pista e voltar de maneira considerada perigosa, reacendeu a discussão sobre punições na Fórmula 1. O chefe da Mercedes, Toto Wolff, não está 100% satisfeito com como a categoria aplica punições e lida com disputas por posição, mas faz uma ressalva: por mais que os pilotos precisem de liberdade, é importante tomar cuidado para evitar corridas em estilo “carrinho de bate-bate”.
“Acho que os pilotos são gladiadores em máquinas de alta tecnologia e queremos que eles briguem na pista”, disse Wolff. “Mesmo assim, é importante achar no futuro a linha entre corrida dura e carrinhos de bate-bate. Aí a FIA vira o centro da discussão sobre segurança, e até que ponto os pilotos podem disputar posição? Criar regras é um exercício difícil, e os vereditos nem sempre vão agradar todo mundo”, apontou.
Lewis Hamilton e Sebastian Vettel: a polêmica que marcou o fim de semana (Foto: Mercedes)
“No Canadá, a interpretação foi de acordo com as regras. É claro que sendo pró-Mercedes, você provavelmente diz que foi a decisão certa, e sendo pró-Ferrari, você diz que a interpretação precisava ser outra. É um pouco como ser árbitro no futebol. As decisões sempre vão ser polarizadas. No fim das contas, acho que é ótimo para o esporte que a gente tenha essas emoções”, avaliou.
“Quero muito participar de discussões com os acionistas, a FIA e as equipes para permitir disputas mais duras, indo até o ponto em que a FIA aceitaria por conta dos padrões de segurança. Sou totalmente a favor de disputas duras por posição e isso precisa se refletir nas regras para que a gente tenha decisões diferentes dos comissários [em relação ao visto no Canadá]”, encerrou.
Lewis Hamilton foi o grande beneficiado da punição de Vettel, levando para casa a quinta vitória em sete GPs. Para Wolff, é o começo de campeonato dos sonhos: são sete vitórias até, em cinco delas conseguindo também dobradinhas.
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo
O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.
Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.
|
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.