Chefe da Red Bull lamenta ausência de Ticktum em testes e desaprova critério da superlicença na F1

Christian Horner não ficou satisfeito com os critérios da superlicença que impediram Dan Ticktum de testar com a Red Bull logo após o GP da Hungria. Em entrevista, o chefe de equipe afirmou ser “frustrante” e que algumas coisas precisam mudar no regulamento

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Red Bull não vai contar com Dan Ticktum nos treinos que serão realizados após o GP da Hungria (29), em Hungaroring, por conta da falta de pontos do piloto para obter a superlicença, exigida para guiar um carro na F1. Christian Horner, chefe da equipe, lamentou a ausência do britânico e disse ser “frustrante” que o regulamento não permita que o jovem da F3 Euro de participar das tarefas com o time.
 
A equipe taurina planejava colocar Ticktum para correr durante os testes que vão ocorrer em dois dias, no próprio traçado de Hungaroring, mas os critérios da superlicença da FIA falaram mais alto. O piloto tem 14 pontos a menos que o necessário para estar apto e já foi descartado das atividades.
 
Ticktum está na briga pelo título da F3 Europeia, juntamente com Ralf Aron, Guan Yu Zhou e Marcus Armstrong, que tem a liderança. O protegido da Red Bull está na quarta colocação, 13 pontos atrás do líder do campeonato. 
Dan Ticktum está na briga pelo título da F3 Europeia (Foto: F3 Europeia)
“É um pouco frustrante que existam pilotos com menores conquistas que possam dirigir lá [nos testes]. Dan venceu Macau, que é uma grande corrida na F3 Euro, mas não se inscreve, não se qualifica para nenhum ponto. Há algumas coisas que precisam ser revistas lá [F3Euro], eu acho”, declarou Horner à rede de TV inglesa Sky Sports.
 
Até o momento, Ticktum tem apenas dois pontos na busca da superlicença, conquistados pela sua campanha na F4 Britânica, em 2015. Esses pontos expiram no final de 2018, o que significa que, mesmo que o piloto vença o campeonato, ainda precisará de dez pontos para atingir os 40 necessários para a F1.
 
Com isso, Horner escalou Jake Dennis novamente para conduzir o carro nos testes no Hungaroring. O britânico é piloto de simulador para a Red Bull e também esteve presente em Barcelona, nos testes de maio deste ano. 
 
“Estamos dando chance a um outro jovem piloto britânico com Jake Dennis, que fez um ótimo trabalho para nós em Barcelona. Então é bom dar a ele outra oportunidade”, acrescentou.
 
Horner, porém, não quis deixar claro se tem planos para algum dos pilotos na Toro Rosso, e afirmou o momento é de trabalhar com o presente.
 
“Ainda é um longo caminho a percorrer. Acho que Jake está indo firmemente para uma rota diferente, mas ele concilia o trabalho que está fazendo para nós no simulador muito bem. Para Dan, o foco principal agora é tentar vencer o campeonato da F3 Europeia”, encerrou o chefe de equipe.  
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.