Chefe da Renault cobra rapidez da FIA sobre regras de motores para 2021: “O relógio está correndo”

Sem decisões concretas no regulamento de motores para 2021, a Renault quer mais agilidade para saber o que vai ser mudado nas unidades de potência para os próximos anos. E já adiantou que tem mudanças que nem precisam esperar tanto para estrear na F1

Cyril Abiteboul, chefe de equipe da Renault, alertou que o “relógio está correndo” para acertas as mudanças no regulamento dos motores para 2021. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e o Liberty Media tinham a proposta de mudar a configuração dos componentes, mas as quatro fabricantes atuais na F1 decidiram que o modelo essencial deveria continuar o mesmo de hoje, com apenas algumas mudanças mais brandas para melhorar o espetáculo.
 
As montadoras argumentaram que o custo e a falta de certeza sobre quais marcas realmente vão estar na categoria em 2021 fizeram com que a opção das unidades de potência fossem por  como são hoje. A ideia inicial era, além de outras modificações, desenvolver um formato simplificado, sem MGU-H. As regras foram novamente discutidas recentemente entre as fabricantes e a FIA, por videoconferência.
 
“O relógio está correndo se eles quiserem ter um motor completamente diferente até 2021. Sem dúvida, o recesso de verão deste ano deve ser o prazo limite. Eu acho que não é nenhum segredo que as duas principais razões para essa mudança regulatória são: por um lado, a possibilidade de um novo fabricante de adesão, e a situação da Red Bull por outro", declarou Abiteboul ao ‘Motorsport.com’.
 
"A Red Bull e a Toro Rosso pressionaram pela mudança porque estava claro para eles que, independentemente da nossa situação, eles tinham que pensar em sua própria equipe. Então, agora que a Red Bull encontrou um novo parceiro, com a Honda, e não parece que haverá novos fabricantes, acho que a necessidade de uma mudança radical na regulação do motor caiu”, adicionou.
Regulamento de motores para 2021 ainda não está definido (foto: Renault)
Para o francês, todos os fabricantes estão compartilhando da mesma opinião.
 
"Estamos falando de detalhes agora, mas eu acho que, em geral, estamos de acordo sobre o objetivo. Concordamos que é melhor para manter a plataforma atual e que podemos fazer um trabalho melhor dessa forma. Em nossa opinião, vamos aceitar o fato de que precisamos melhorar a unidade de potência por outras razões, principalmente para o show, para a corrida, para as equipes de clientes e para os fabricantes em termos de custos também. Aceitamos todos esses objetivos e, sinceramente, nós os elogiamos, o foco está em como podemos mudar a plataforma atual para melhorá-la, para que essas metas com as quais concordamos sejam cumpridas", completou. 
 
O chefe da renault acredita, ainda, que o MGU-H deve ser mantido e que algumas das mudanças previstas podem acontecer antes de 2021.
 
"Acreditamos que o MGU-H é bom para a F1, que é uma categoria onde você quer estar constantemente em posição de ataque e se você não tem o elemento, então realmente tem um problema com a sustentabilidade de potência. Seria tolice ter usado o MGU-H por tantos anos e agora fazer o oposto do que as montadoras estão fazendo. Talvez podemos simplificar a forma como o MGU-H trabalha, a forma como é usado, como a energia se desenrola e você pode ajudar o show em vez de tirar algo dele. Talvez possa haver algum elemento de padronização no modo como a energia é manipulada, isso seria bom para a corrida, poderia encurtar um pouco a diferença”, explicou. 
 
“Essas coisas, honestamente, nós poderíamos fazer no próximo ano. Não há necessidade de esperar até 2021. Isso é uma das coisas que devemos discutir. Se concordarmos em fazer algumas melhorias interessantes para 2021, talvez pudéssemos prever quais dessas mudanças podem chegar antes”, encerrou Abiteboul.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.