Chefe da Sauber expressa preocupação com equipes de fábrica e diz que caminho é firmar forte parceria técnica na F1

Monisha Kaltenborn, chefe da Sauber, analisou o futuro da equipe na F1 e afirmou que o caminho para as próximas temporadas é o de encontrar um forte parceiro técnico, como forma de assegurar a sobrevivência do time. A dirigente defendeu a permanência de esquadras independentes no grid e se mostrou desconfiada da ideia de fabricantes formarem equipes próprias

Chefe da Sauber, Monisha Kaltenborn adotou um discurso bastante cauteloso ao analisar o futuro da F1 e reafirmou que a equipe suíça está aberta a uma eventual forte parceria técnica para as próximas temporadas. Mas alertou que isso deve ser feito com cuidado. A dirigente, na verdade, mostrou certa desconfiança com o desejo de algumas fabricantes em formar equipes próprias.

A esquadra de Hinwil foi vendida para a BMW em 2005, correndo como BMW Sauber entre 2006 e 2009, obtendo como melhor resultado a vitória com Robert Kubica no Canadá, em 2008, quando fechou o Mundial na terceira colocação. O futuro do time foi colocado em dúvida quando a fabricante alemã decidiu encerrar sua participação na F1, quase ao mesmo tempo em que a Toyota e 12 meses após a Honda. Mas a equipe foi salva quando passou para as mãos do fundador Peter Sauber.

Monisha Kaltenborn fala em cuidado com fabricantes (Foto: Getty Images)

A Sauber estava entre os candidatos iniciais de uma potencial aquisição pela Renault no início do ano, mas Kaltenborn reafirmou que a equipe gostaria de ter um parceiro forte mais uma vez. E não simplesmente ser comprada por uma grande montadora. "A meta é ter um parceiro forte", disse a dirigente em entrevista ao site da revista inglesa 'Autosport'.

"É preciso sempre ter cuidado quando as fabricantes de motor se tornam também equipes", disse. "Há muitos pontos positivos, mas, ao menos tempo, isso há negativos, mas esta é uma ferramenta de marketing, em que você mostra toda a sua excelência técnica se é um fabricante", completou.

"Quando consegue isso, e acontece muito — e eu vou excluir a Ferrari aqui, porque eles têm uma ligação diferente com o Mundial —, acaba virando um alvo e então deixa o esporte. E a única coisa que um fabricante pode fazer é vencer, porque o segundo lugar para eles é uma posição de perdedor", acrescentou.

"Se não vence, como já vimos antes, sai do Mundial. Por isso, o importante é ter um parceiro forte, que tenha uma visão de longo prazo, independentemente de onde você está", emendou.

Kaltenborn ainda ressaltou que a Sauber está aberta a esse tipo de situação. "Estamos sempre abertos e já fomos solicitados. Nós estamos abertos a parcerias como essas porque elas nos tornam mais fortes. Tivemos parceiros fortes antes e não apenas fabricantes. Tivemos a Petronas por um longo tempo. Tivemos a BMW, que comprou boa parte da equipe. Quer dizer, somos totalmente abertos a isso", encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.