Chefe de operações da Lotus destaca desempenho de "estrela do futuro" Ocon durante testes em Abu Dhabi

Esteban Ocon, piloto do programa de desenvolvimento da Lotus e campeão da F3 Europeia, recebeu a alcunha de "estrela do futuro" do chefe de operações da Lotus, Alan Permane, que se baseou no desempenho que o francês teve nos testes pós-temporada em Abu Dhabi, ficando apenas 0s3 mais lento que o titular da equipe e já dono de vitória na F1, Pastor Maldonado

O desempenho que Esteban Ocon mostrou nos testes que fez com a Lotus em Abu Dhabi deixou a equipe com a sensação de que tem em suas mãos uma futura estrela das pistas. Quem disse isso foi o chefe de operações da Lotus, Alan Permane, que destacou os tempos atingidos por Ocon em seu primeiro contato com o F1 moderno.
 
Permane foi só elogios a Ocon, piloto do programa de desenvolvimento da Lotus e campeão da F3 Europeia em 2014. O vice-campeão de Ocon foi Max Verstappen, agora piloto da Toro Rosso. E apesar de não estar no grid em 2014, Ocon chama a atenção. Em Abu Dhabi, seu tempo foi apenas poucos décimos, 0s3, mais lento que o titular Pastor Maldonado. Ainda mais impressionante levando em consideração que Ocon havia guiado apenas um modelo de F1: o de 2012 num teste em Valência. O que rendeu ao jovem piloto o adjetivo de "estrela do futuro".
 
"Trabalhar com pilotos como ele é um prazer absoluto. Ele é obviamente muito veloz, não acho que precisamos colocá-lo num carro para saber isso, é muito claro. Mas sua resposta é excelente. Ele não tem preconceitos quanto ao carro, então não vai dizer que os pneus estão ficando muito quentes ou que o difusor está travando. Ele vai te dizer o que está fazendo – que está saindo de traseira ali. Parece tudo muito positivo para o futuro", disse Permane.
Campeão da F3 Euro, Esteban Ocon guiou a Lotus em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)
"Terminar seu primeiro treino 0s3 acima de Pastor Maldonado foi muito bom. 100% representativo. Estavam com o mesmo peso e o mesmo programa. Ele nunca tinha guiado um carro de 2014 e nem o anterior, então esperamos que tenha mais a vir. Um coisa que ele disse é que há muita mudança a fazer, o que pilotos estão acostumados a fazer", seguiu.
 
"Eles sabem que cada volta vão mudar algo, e no início da temporada isso foi a dificuldade real, mas agora é normal. Então, ele teve de aprender aprender isso e a pista. Esteban levou isso muito bem, estou certo de que ele é uma estrela do futuro", encerrou.
 
A Lotus manteve Maldonado e Romain Grosjean para comandar seus carros em 2015, temporada que começa oficialmente em 15 de março no GP da Austrália.
PAZ E AMOR

Ao GRANDE PRÊMIO, Nelsinho Piquet falou do ano cheio que viveu em 2014 e da adaptação às diferentes categorias que disputou nesta temporada. O brasileiro de 29 anos se disse um apaixonado por pilotar e que apenas procura um “ambiente em que possa se divertir, sem ficar estressado”

“A verdade é que quanto mais experiência você possui, melhor você consegue se adaptar a outros tipos de carros", declarou o piloto.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

O ÚLTIMO CAMPEÃO

Há um ano e meio, Jacques Villeneuve, o último piloto campeão pela Williams, mostrava-se bastante receoso quanto ao futuro do time. Hoje, o pensamento do canadense é diferente — ainda que ele fale da transformação da equipe com alguma cautela. Em entrevista exclusiva à REVISTA WARM UP, em julho de 2013, Villeneuve dissera que, “no momento em que uma equipe passa a ter pilotos pagantes, está acabado”. O pensamento do piloto é direto: ter bons pilotos é que atrai os bons patrocínios. Neste ano, com Felipe Massa se juntando a Valtteri Bottas, a equação mudou, e o campeão de 1997 avaliou a nova fase do time.

Leia a entrevista com Villeneuve na REVISTA WARM UP.

MELHORES DO ANO
 
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.