Chefe da Ferrari vê SF-24 “mais fácil para os pilotos”: “Temos um carro mais previsível”

Frédérik Vasseur indica que novo carro foi construído com conceito que ajudou Ferrari a diminuir o alto desgaste dos pneus

A Ferrari parece ter encontrado o caminho para a resolução de um problema que a acompanha nas últimas temporadas: o alto desgaste dos pneus. Frédéric Vasseur, chefe da equipe italiana, revelou que a SF-24 sanou parte dessa desvantagem. Mais estável, o carro do time de Maranello para a temporada 2024 da Fórmula 1 conserva melhor os compostos e permite a Carlos Sainz e Charles Leclerc uma tocada mais precisa.

A Ferrari vem de algumas temporadas em que o desgaste dos pneus foi um de seus pontos fracos com relação aos concorrentes, sobretudo a Red Bull, que prevaleceu nos últimos dois Mundiais de Construtores na Fórmula 1. Os carros de Maranello mostraram velocidade em alguns GPs — prova disso são as 7 pole-positions na temporada 2023, amplamente dominada pelos taurinos — mas sofriam nas corridas pela ampla degradação dos pneus.

“Melhoramos muito em termos de gerenciamento dos compostos, mas também porque possuímos um carro mais previsível, que é mais tranquilo de pilotar e isso ajuda muito com os pneus”, comentou.

“Na verdade, essa facilidade para guiar torna as coisas mais simples para Sainz e Leclerc. Identificam rápido qual é o limite e podem ser mais consistentes no topo, sem gastar os compostos ou ter que fazer muitas correções durante a corrida”, completou.

Frédéric Vasseur, com Carlos Sainz, festeja evolução com SF-24 (Foto: Reprodução/Dunapress)

Após a dobradinha com Sainz e Leclerc no GP da Austrália, Vasseur revelou que espera pressionar a Red Bull ainda esse ano. O dirigente também reforça que o SF-24 possui um caminho interessante de desenvolvimento.

“O carro é muito mais guiável do que no ano passado. É mais fácil para os pilotos, mas também para melhorá-lo e espero que esta seja a chave para avançar durante a temporada”, disse o chefe da Ferrari.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.