Chefe da Haas conta que parabenizou Ocon por pódio em São Paulo: “Foi muito bem”
Ayao Komatsu, chefe da Haas, apontou performance de Esteban Ocon, futuro piloto da equipe, como “ponto positivo” em um fim de semana complicado no Brasil
A Haas teve um fim de semana bastante negativo no GP de São Paulo, realizado no último dia 3 em Interlagos. A equipe entrou na rodada como a sexta colocada no Mundial de Construtores, mas perdeu o posto para a Alpine e ainda viu a RB se aproximar na classificação. Apesar disso, Ayao Komatsu, chefe do time norte-americano, conseguiu enxergar um ponto positivo na corrida: Esteban Ocon.
O piloto da Alpine, que estará com a Haas em 2025, conquistou um impressionante segundo lugar após liderar boa parte da prova depois da bandeira vermelha. Além disso, Pierre Gasly, companheiro de equipe do #31, acompanhou o compatriota e terminou a etapa em terceiro para completar um pódio duplo no Brasil.
Komatsu revelou que, logo após o término do GP de São Paulo, mandou uma mensagem parabenizando Ocon pelo resultado. O dirigente japonês também disse estar surpreso com o pódio duplo, apesar da corrida ter sido “caótica”.
“Se há um ponto positivo, Esteban, nosso piloto para o próximo ano, foi muito bem. Mandei uma mensagem para parabenizá-lo imediatamente. Você tem de respeitar a oposição, fizeram um ótimo trabalho e tinham o carro certo para essas condições”, afirmou em entrevista à revista inglesa Autosport.
“Nunca esperei que a Alpine conquistasse um pódio duplo, mas sempre soubemos que qualquer coisa pode acontecer. Nessas corridas caóticas, qualquer um pode marcar 15 pontos. Eu não estava esperando 33, mas aconteceu. Parabéns à Alpine, o carro estava incrível nas condições de pista molhada, muito rápido”, continuou.
Por outro lado, a performance estelar da Alpine deixou a Haas na sétima posição com três rodadas para o fim, com 46 pontos somados. A esquadra americana não pontuou no Brasil e viu Nico Hülkenberg abandonar na sprint e ser desclassificado na corrida, enquanto Oliver Bearman, que substituiu Kevin Magnussen, sofreu com as condições de pista e ficou em 12º.
Além disso, a RB pontuou no domingo com Yuki Tsunoda e Liam Lawson e encurtou a diferença para a Haas. Atualmente, a Alpine tem 49 pontos, seguido pela equipe americana, com 46, e o time irmão da Red Bull, com 44.
“Acho que disse com oito corridas para o final que tínhamos uma boa vantagem sobre a Alpine, que precisávamos estar focados em cada evento – mas isso não aconteceu. Em Austin, caímos no domingo. No Brasil, sim, o carro não estava rápido o suficiente com os pneus intermediários, mas operacionalmente deveríamos ter feito muito mais”, confessou Komatsu.
“Só preciso motivar as pessoas, então nas três últimas corridas, precisamos estar totalmente focados. Depois, esperamos, se forem corridas secas, ser capazes de marcar pontos”, encerrou.
Agora, a Fórmula 1 retorna entre os dias 21 e 24 de novembro para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto acerta com Sauber/Audi e garante entrada no grid da F1 em 2025