Chefe da Haas conta que parabenizou Ocon por pódio em São Paulo: “Foi muito bem”

Ayao Komatsu, chefe da Haas, apontou performance de Esteban Ocon, futuro piloto da equipe, como “ponto positivo” em um fim de semana complicado no Brasil

A Haas teve um fim de semana bastante negativo no GP de São Paulo, realizado no último dia 3 em Interlagos. A equipe entrou na rodada como a sexta colocada no Mundial de Construtores, mas perdeu o posto para a Alpine e ainda viu a RB se aproximar na classificação. Apesar disso, Ayao Komatsu, chefe do time norte-americano, conseguiu enxergar um ponto positivo na corrida: Esteban Ocon

O piloto da Alpine, que estará com a Haas em 2025, conquistou um impressionante segundo lugar após liderar boa parte da prova depois da bandeira vermelha. Além disso, Pierre Gasly, companheiro de equipe do #31, acompanhou o compatriota e terminou a etapa em terceiro para completar um pódio duplo no Brasil

Komatsu revelou que, logo após o término do GP de São Paulo, mandou uma mensagem parabenizando Ocon pelo resultado. O dirigente japonês também disse estar surpreso com o pódio duplo, apesar da corrida ter sido “caótica”. 

“Se há um ponto positivo, Esteban, nosso piloto para o próximo ano, foi muito bem. Mandei uma mensagem para parabenizá-lo imediatamente. Você tem de respeitar a oposição, fizeram um ótimo trabalho e tinham o carro certo para essas condições”, afirmou em entrevista à revista inglesa Autosport.

Esteban Ocon e Pierre Gasly foram juntos ao pódio em Interlagos (Foto: Alpine)

“Nunca esperei que a Alpine conquistasse um pódio duplo, mas sempre soubemos que qualquer coisa pode acontecer. Nessas corridas caóticas, qualquer um pode marcar 15 pontos. Eu não estava esperando 33, mas aconteceu. Parabéns à Alpine, o carro estava incrível nas condições de pista molhada, muito rápido”, continuou. 

Por outro lado, a performance estelar da Alpine deixou a Haas na sétima posição com três rodadas para o fim, com 46 pontos somados. A esquadra americana não pontuou no Brasil e viu Nico Hülkenberg abandonar na sprint e ser desclassificado na corrida, enquanto Oliver Bearman, que substituiu Kevin Magnussen, sofreu com as condições de pista e ficou em 12º

Além disso, a RB pontuou no domingo com Yuki Tsunoda e Liam Lawson e encurtou a diferença para a Haas. Atualmente, a Alpine tem 49 pontos, seguido pela equipe americana, com 46, e o time irmão da Red Bull, com 44.

“Acho que disse com oito corridas para o final que tínhamos uma boa vantagem sobre a Alpine, que precisávamos estar focados em cada evento – mas isso não aconteceu. Em Austin, caímos no domingo. No Brasil, sim, o carro não estava rápido o suficiente com os pneus intermediários, mas operacionalmente deveríamos ter feito muito mais”, confessou Komatsu.

Nico Hülkenberg foi desclassificado do GP de São Paulo (Foto: Haas F1 Team)

“Só preciso motivar as pessoas, então nas três últimas corridas, precisamos estar totalmente focados. Depois, esperamos, se forem corridas secas, ser capazes de marcar pontos”, encerrou.

Agora, a Fórmula 1 retorna entre os dias 21 e 24 de novembro para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Bortoleto acerta com Sauber/Audi e garante entrada no grid da F1 em 2025

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.