Chefe da McLaren vê Mercedes e Ferrari “ao alcance” na F1: “Pérez pode ser o próximo”

Andrea Stella admitiu que McLaren está atrás de Ferrari e Mercedes, mas prefere esperar GP da Arábia Saudita para avaliar real ordem de forças da F1

A corrida de abertura da temporada 2024 da Fórmula 1, realizada no último fim de semana, no Bahrein, não foi como a McLaren esperava. Chefe da equipe, Andrea Stella reconheceu que o objetivo do time de Woking é alcançar Mercedes e Ferrari, mas prefere esperar o GP da Arábia Saudita, no próximo sábado (9), para avaliar a real ordem de forças do grid.

Nos treinos classificatórios, Lando Norris e Oscar Piastri não tiveram muitas dificuldades para avançar ao Q3. No dia seguinte, porém, o britânico não foi além de um sexto lugar, enquanto o australiano cruzou a linha de chegada em oitavo. Além da própria Red Bull, Ferrari e Mercedes também mostraram um ritmo melhor na noite barenita, ligando o sinal de alerta na equipe laranja-papaia.

“No momento, a diferença para Max [Verstappen] não é necessariamente o principal parâmetro que olhamos”, disse Stella ao portal RacingNews365. “Estou olhando mais para a diferença em relação à Mercedes e à Ferrari, que parecem estar ao nosso alcance”, continuou.

“Mas vamos ver onde estaremos em Jedá, que deve ser um traçado mais favorável para o nosso carro. E penso que, tendo visto Bahrein e Jedá, faremos uma avaliação adequada em termos da nossa competitividade”, avaliou o dirigente.

Lando Norris terminou o GP do Bahrein na sexta posição (Foto: McLaren)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Seguindo o mesmo roteiro da temporada passada, a Red Bull foi muito mais forte que as rivais e terminou a prova no circuito de Sakhir com um 1-2 de Verstappen e Sergio Pérez. Andrea elogiou o desempenho dos taurinos que, mesmo em 2023, já haviam performado muito bem.

“O Bahrein foi uma corrida muito forte para a Red Bull que, mesmo em 2023, parecia capitalizar em cima das características do carro. No ano passado, eles foram praticamente os únicos capazes de usar dois macios na corrida”, lembrou Stella.

“E, este ano, mais uma vez, eles foram a equipe que conseguiu usar dois macios, porque conseguiram controlar o desgaste. É uma estratégia diferente, um uso diferente de pneus. No momento, não estou realmente focando no Max”, admitiu o italiano.

A McLaren já tem bem definido quais são os alvos da equipe para as próximas etapas. Apesar de admitir que Verstappen está fora de alcance, Stella reconheceu que é possível superar o outro piloto da marca de energéticos.

Andrea Stella acredita que é possível superar Ferrari, Mercedes e Pérez, da Red Bull (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“Na verdade, Pérez pode ser o próximo [alvo]. Temos as duas Mercedes, as duas Ferrari e, depois, Pérez”, listou o chefe da McLaren, antes de finalizar: “Há alguns passos antes de pensarmos na vitória, mas esses passos não são muito grandes, digamos, o que é um aspecto encorajador que levamos conosco neste fim de semana.”

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua nesta semana, entre a quinta-feira (7) e o sábado (9) de março, com o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.