Chefe da Mercedes relata “grandes danos” após investigação da FIA: “O tiro foi dado”

Após a investigação por conflito de interesses da FIA sobre o casal Toto e Susie Wolff em dezembro, o chefe da Mercedes voltou a abordar o assunto e vê "grandes danos" causados à imagem de ambos

Pouco mais de um mês depois de a FIA revelar a abertura de uma investigação contra o casal Toto e Susie Wolff por conflito de interesses, o chefe da Mercedes voltou a se posicionar sobre o assunto e disse que o ato da entidade causou “grandes danos” à imagem dos dois. A Federação voltou atrás apenas dois dias depois e encerrou o caso, mas não antes de receber um posicionamento histórico das equipes da F1, com apoio unânime aos dirigentes.

Segundo Wolff, um esporte do tamanho da Fórmula 1, com milhões de adeptos ao redor do mundo, não pode se sujeitar a uma situação do tipo. O austríaco disse que a investigação, anunciada por meio das redes sociais e sem comunicação à equipe, não é o que se espera de uma categoria cada vez mais profissional.

“Temos milhões de pessoas nos assistindo. Então, devemos sempre ser exemplos pelo que dizemos e pelo que fazemos”, disse Wolff ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport. “A investigação, que foi aberta e fechada em dois dias, causou granes danos. E isso, de nenhuma maneira, é o que você espera do mundo da F1”, criticou.

“Se queremos tornar esse esporte cada vez mais profissional, precisamos trazer mais transparência onde não há”, pontuou. “Além de um padrão do mais alto nível possível. Essa é minha posição”, frisou.

Chefe da Mercedes disse que a investigação causou “grandes danos” (Foto: LAT Images)

Mesmo após o encerramento das investigações, Susie — que é diretora da F1 Academy rebateu as acusações por meio de uma nota oficial e acusou a FIA de falta de transparência. Além disso, a britânica garantiu que iria “prosseguir até descobrir quem instigou essa campanha e enganou os meios de comunicação social”.

Segundo Wolff, não é típico de Susie desistir de questões jurídicas que considera justas. Como argumento, inclusive, o chefe da Mercedes disse que, mesmo após o encerramento do caso, o nome da ex-pilota ficou atrelado à investigação na internet.

“Não posso falar por Susie [Wolff], mas ela é uma pessoa que não desiste. Ela tem enorme perseverança”, elogiou. “Não é a primeira vez que ela confronta uma situação difícil, e ela vai até o fim em qualquer caso jurídico”, garantiu.

Susie Wolff prometeu ir em busca do nome por trás da investigação (Foto: Fórmula E)

“Agora, quando você pesquisa o nome dela no Google, a investigação imediatamente aparece no topo”, reclamou. “O tiro foi dado, e você não consegue colocar a bala de volta”, finalizou.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada, no Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.