Chefe da Mercedes lembra “erro cometido” com Verstappen após GP da Inglaterra de 2021

Toto Wolff mencionou forte acidente de Max Verstappen há três anos, em Silverstone, após toque de Lewis Hamilton enquanto ambos contornavam a Copse, e afirmou que se arrepende da maneira como se comportou perante a situação

Na tentativa de contar com Max Verstappen para formar dupla ao lado de George Russell a partir da temporada 2025 da Fórmula 1, Toto Wolff acabou criando um laço mais próximo de amizade com as pessoas responsáveis por gerir a carreira do tricampeão. Na verdade, a relação entre o chefe da Mercedes, Jos Verstappen e o piloto de 26 anos é antiga, mas acabou sofrendo uma ruptura após o GP da Inglaterra de 2021.

Na ocasião, o neerlandês disputava o primeiro título mundial da carreira e tinha Lewis Hamilton como principal adversário. Em Silverstone, palco da décima etapa daquele certame, o então #33 da Red Bull levou um toque do heptacampeão enquanto ambos disputavam posição na Copse, saiu da pista e bateu forte contra a barreira de proteção, precisando ser socorrido e levado ao centro médico. Recentemente, Verstappen revelou que sofreu com problemas de visão em decorrência do acidente.

Agora, mais de três anos depois, enquanto comentava sobre a relação mais próxima que possui com o estafe de Max, Wolff admitiu que sente arrependimento quando se lembra da maneira como se comportou após o ocorrido. Para isso, o dirigente fez questão de lembrar da época em que teve o primeiro contato com a família do piloto, antes mesmo do jovem estrear na classe rainha.

“Tivemos um relacionamento muito bom desde que Max apareceu em nosso radar, competindo em monopostos. Nosso encontro na minha sala de estar em Viena foi a primeira grande reunião que eles fizeram, e sempre tivemos o entendimento de como as coisas deveriam funcionar para eles e para nós. Esse respeito mútuo sempre existiu”, disse o chefe da Mercedes ao portal neerlandês RacingNews365.

Toto Wolff admite arrependimento por comportamento com Max e Jos Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP dos Países Baixos da Fórmula 1 2024

“Acho que o momento em que tivemos um problema foi depois de Silverstone. Aquela temporada realmente cobrou um preço de todos nós. Foi tão intenso, cada um dos envolvidos sentiu que havia algo errado. Cometi um erro. Não liguei para Jos no mesmo dia [do acidente], o que eu deveria ter feito, mas não liguei para ele porque estávamos muito bravos com toda a situação e porque Paul Monaghan [engenheiro-chefe da Red Bull] me disse no pit-lane que Max estava bem”, lembrou Wolff.

“E de certa forma, confiei nessa informação em vez de pegar o telefone e ligar para Jos, como eu teria feito em todos os anos anteriores, e perguntar: ‘Max está bem?'”, afirmou. “Tenho um filho que anda de kart. Sendo pai, sei como nos sentimos, e isso não é algo que eu tinha em mente”, admitiu o mandatário.

O restante daquela temporada não foi nem de perto um mar de rosas, com os episódios subsequentes aumentando ainda mais o clima de tensão que surgiu entre ele e os Verstappen. No entanto, Toto revelou que as coisas começaram a se acertar no ano seguinte, em 2022, e voltaram a ser como eram no passado há algum tempo.

“Então, obviamente, tivemos o desastre de Abu Dhabi e as corridas que antecederam a Arábia Saudita — não estávamos indo muito bem. No ano seguinte, estávamos meio que na mesma sintonia, voltamos a nos falar e hoje, ou nos últimos dois anos, estamos tão bem quanto no começo”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (24), o TL3 abre o dia às 6h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort a partir das 10h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.